Procedimento cirúrgico minimamente invasivo

CHULN realiza tratamento inovador para incontinência urinária

A equipa do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), em colaboração com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, realizou com sucesso, na passada sexta-feira, a primeira implantação de um neuroestimulador de nervo periférico – o StimRouter – para tratamento da incontinência urinária. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado em contexto de ambulatório, em que o doente é admitido e tem alta no próprio dia de intervenção.

A neuroestimulação periférica está indicada no tratamento da dor neuropática periférica crónica (dependendo do nervo afetado) e no tratamento da incontinência urinária, em casos selecionados, através da estimulação do nervo tibial posterior. A estimulação de nervo periférico funciona através da transmissão de impulsos elétricos ao nervo afetado, através da implantação de um cateter na proximidade desse nervo, com recurso a ecografia. Feito em ambulatório e de forma minimamente invasiva, o procedimento agora ao dispor dos doentes do CHULN minimiza as complicações cirúrgicas e pós-cirúrgicas, melhora o tempo de recuperação e cicatrização, além de reduzir os custos comparativamente a tratamentos mais invasivos.

Esta inovação resulta da estreita colaboração e inter-referenciação entre a Unidade Multidisciplinar de Dor Crónica do Serviço de Anestesiologia e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHULN. Nesta primeira intervenção, as equipas do CHULN contaram ainda com a colaboração de Edgar Semedo, anestesiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da Unidade de Dor Crónica desse centro hospitalar, e do Engenheiro Filipe Pagaimo.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN)