Sistema DaVinci XI

CHULC já realizou 30 cirurgias Robóticas Torácicas

A equipa de Cirurgia Torácica do CHULC-Hospital de Santa Marta realizou, no dia 5 de janeiro de 2023, a 30.ª cirurgia robótica (Robotic Assisted Thoracic Surgery – RATS) utilizando o sistema DaVinci XI, depois de ter realizado a primeira intervenção do género no SNS, a 24 de março de 2022. A robótica começou a praticar-se no CHULC (estreia no SNS) em novembro de 2019.

As cirurgias, que decorreram no Bloco Operatório do CHULC-Hospital de Curry Cabral, incluíram diferentes tipos de procedimentos para o tratamento do cancro do pulmão (lobectomias e segmentectomias), bem como para o tratamento de outras doenças malignas (timomas) e benignas de outros compartimentos do tórax, e ainda correção de uma hérnia diafragmática, contando 88 anos o doente operado mais idoso.

Como descrito na literatura internacional, esta série demonstra que a RATS permite a realização de forma segura e precisa de múltiplas cirurgias torácicas. A utilização do robô garante, na maioria dos casos, um menor tempo de internamento (em média inferior a 48 horas) com uma melhoria do controlo da dor no pós-operatório imediato.

A equipa tem, atualmente, dois cirurgiões de consola certificados e dois outros clínicos certificados como cirurgiões ajudantes, sendo que o objetivo passa agora pela realização de cirurgias com grau de complexidade progressivamente maior, enquanto mais cirurgiões se tornam autónomos nesta técnica, aumentando assim o número de intervenções realizadas.

Destaca-se, ainda, o apoio de profissionais com muita experiência na área, como Fernando Martelo (Hospital da Luz, Lisboa), Ana Ureña (Hospital Universitari de Bellvitge, Barcelona) e Laura Romero (Hospital Vall d´Hebron, Barcelona), além da participação da equipa de anestesia do CHULC-Hospital de Santa Marta, rotinada na abordagem destes doentes e da equipa de enfermagem do CHULC-Hospital de Curry Cabral, com experiência firmada nas múltiplas áreas da cirurgia robótica.

A evolução tecnológica tem permitido oferecer aos doentes abordagens cada vez menos invasivas para as intervenções cirúrgicas necessárias para a cura, diagnostico e paliação de múltiplas patologias do foro torácico.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC)