Ação de sensibilização

CHUCB assinala Dia Mundial da Diabetes com Blue Circle Selfie e ação de formação

Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o crescente número de pessoas que sofrem desta patologia e ajudar a travar o crescimento imparável, que a pandemia de Diabetes representa atualmente, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira associa-se este ano à iniciativa BLUE CIRCLE SELFIE.

Nesse sentido, apela a todos aqueles que se queiram juntar à mesma, para fazerem uma selfie ou foto de grupo, com o símbolo da diabetes, presente na aplicação gratuita (APP) “World Diabetes Day”, criada para o efeito e disponível para telefones e tablets iOS e Android na App Store Google Play.

Estas devem ser posteriormente remetidas para o e-mail: [email protected], até às 16H00 do dia 12 de novembro. As fotos rececionadas serão partilhadas nas redes sociais do CHUCB.

Para além desta iniciativa, no dia 15 de novembro, das 14H00 às 16H00, a Unidade Integrada da Diabetes do CHUCB promove, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, uma Sessão de Formação subordinada ao tema “Terapêuticas Injetáveis na Diabetes – O Papel do Enfermeiro”, destinada a enfermeiros e outros profissionais de saúde da Cova da Beira. Para participar nesta sessão, gratuita, mas com lugares limitados, os interessados deverão proceder à respetiva inscrição, através da plataforma https://chcbeira.up.events/.

Recorde-se que, 14 de novembro foi a data instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, foi responsável pela descoberta da Insulina, há precisamente um século atrás.

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente, atingindo cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo. Portugal encontra-se entre os países europeus, que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes, a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)