Pressão nos hospitais

CHUC suspende atividade cirúrgica programada

Face à situação vivida nos hospitais, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra decidiu suspender a atividade cirúrgica programada.

“Considerando a necessidade de mobilizar recursos humanos necessários ao reforço do dispositivo do plano de contingência da Covid_19, de reduzir a pressão sobre os serviços de internamento e a circulação de pessoas no pólo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), fica suspensa a atividade cirúrgica programada, convencional e ambulatória, que ocorra no bloco operatório central, com exceção relativamente a doentes oncológicos, urgências diferidas e doentes muito prioritários e prioritários”, faz saber em comunicado.

As consultas externas subsequentes, “sempre que o doente reúna critérios para o efeito”, esclarece o CHUC, devem ser “substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais”.

Ficam também suspensas, no pólo HUC, as atividades presenciais dos alunos da Universidade de Coimbra e das Escolas Superiores de Enfermagem e de Tecnologias da Saúde, com exceção dos alunos do 6º ano de mestrado integrado de medicina, alunos dos cursos de especialidade em enfermagem e alunos cuja suspensão do ensino clínico comprometa a conclusão do curso.

“Todas estas medidas serão objeto de revisão em função da forma como a situação evoluir”, refere o centro hospitalar.

 

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)