Equipamento será instalada na unidade Covid A

CHUC recebe equipamento de esterilização de ar

No próximo dia 26 de abril, pelas 12h, vai ser entregue ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), um equipamento de esterilização de ar, o Pure Tower, oferecido pela empresa STREAK – Engenharia em Automação, Lda, o qual ficará instalado no Hospital Geral (HG), na unidade Covid A.

No evento, vão estar presentes o Conselho de Administração do CHUC, elementos da Unidade Covid A do Hospital Geral (unidade onde vai ficar instalado o equipamento), Sérgio Correia e Peter Santos da empresa STREAK – Engenharia em Automação, Lda., Joana Branco, Diretora Executiva do Biocant, que procedeu à certificação do equipamento e Paulo Santos, Diretor Executivo da Incubadora de Empresas do IPN, que tem vindo a apoiar a STREAK no financiamento de projetos de inovação e incubação da empresa spin-off criada para explorar esta nova área de negócio.

Este equipamento foi cedido ao HG do CHUC, durante os ensaios Biocant, em novembro de 202, “para ser utilizado numa sala de mudança dos equipamentos de proteção individual (EPIs), contribuindo para que os profissionais de saúde sentissem mais segurança, num momento tão delicado e desgastante, tanto física como mentalmente”

De acordo com o comunicado do CHUC, “o PureTower é um equipamento que passou por vários testes e rigorosos processos de certificação elaborados por laboratórios independentes”. Os testes bacteriológicos segundo a norma ISO 15714:2019, (primeiro equipamento desenvolvido e validado microbiologicamente em Portugal segundo esta norma) realizados pelo Biocant, obtiveram taxas de esterilização de 95.4% do ar numa passagem apenas. O Pure Tower tem uma dose de radiação de 24,600 mJ/cm2 o que garante a inativação do Covid-19 a uma taxa superior a 99.9%.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)