Quimioterapia intraperitoneal hipertérmica

CHUC realiza um novo tratamento oncológico para a doença peritoneal

O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado por José Guilherme Tralhão, realizou recentemente uma nova técnica para o tratamento simultâneo de um carcinoma gástrico com metastização peritoneal: a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC).

De acordo com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), “a HIPEC permitiu o tratamento de doente com diagnóstico de carcinoma gástrico com metastização peritoneal o qual foi submetido a gastrectomia subtotal radical e peritonectomia com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica”. Esta nova técnica consiste na aplicação, durante a cirurgia, de quimioterapia diretamente sobre o peritoneu, associada a uma temperatura elevada.

“Sendo uma cirurgia inicialmente utilizada no contexto de carcinoma do cólon com metastização peritoneal, a sua aplicação no carcinoma gástrico com metastização peritoneal é rara, pela habitual grande extensão das lesões peritoneais nesta doença”, escreve o CHUC em nota de imprensa.

Este foi o primeiro tratamento deste tipo realizado no Serviço de Cirurgia Geral do CHUC, em contexto de carcinoma gástrico, e levado a cabo pela equipa cirúrgica liderada pelos cirurgiões, André Lázaro e Miguel Fernandes.

Segundo o CHUC, “a HIPEC pode constituir-se como um tratamento de eleição para casos semelhantes permitindo aumentar a sobrevida dos doentes”.

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)