Tratamento de eleição para tumores peritoneais

CHUC realiza novo tratamento HIPEC em doente com carcinomatose peritoneal

O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado por José Guilherme Tralhão, executou recentemente mais um novo tratamento cirúrgico com HIPEC, quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, em uma doente com carcinomatose peritoneal por hepatocarcinoma, levada a cabo pela equipa cirúrgica liderada pelos cirurgiões, Miguel Fernandes e Marco Serodio.

Recorde-se que o Serviço deu início no passado mês de maio a esta nova técnica, num doente com diagnóstico de carcinoma gástrico com metastização peritoneal o qual foi submetido a gastrectomia subtotal radical e peritonectomia com HIPEC.

Tradicionalmente, a carcinomatose peritoneal é tratada com cirurgia seguida de quimioterapia. A HIPEC consiste na aplicação, durante a cirurgia, de quimioterapia diretamente sobre o peritoneu, associada a uma temperatura elevada.

A HIPEC pode constituir-se como um tratamento de eleição para o tratamento de diversos tumores peritoneais, permitindo aumentar a sobrevida dos doentes.

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)