Estudo colaborativo

CHUC parceiro do projeto SAFE-infusion Swirl, financiado com três milhões de euros

Um consórcio constituído por cinco parceiros europeus, do qual o Centro Hospitalar e Universitário (CHUC) faz parte, recebeu do European Innovation Council através da sua estrutura Fast Track to Innovation, três milhões de euros de financiamento para o projeto SAFE-infusion Swirl.

De acordo com o CHUC, “trata-se de um projeto a dois anos e que terá a empresa sueca Tada Medical a trabalhar com as empresas irlandesas Gasgon Medical e a Remote Signals para desenvolver dispositivos médicos para reduzir as questões de desconexão intravenosa (IV) e Air-in-Line, respetivamente, enquanto a Remote Signals irá criar um dispositivo do tipo sensor ligado à cloud para informar remotamente os clínicos sobre o desempenho da infusão. Os resultados esperados para este projeto, irão determinar se a tecnologia desenvolvida vai contribuir para melhorar a entrega de medicamentos intravenosos em ambientes hospitalares e de cuidados domiciliários”.

Segundo o centro hospitalar, este estudo colaborativo vai testar as tecnologias desenvolvidas em dois hospitais europeus, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em Portugal e o Parc Sanitari Sant Joan de Déu, em Espanha, antes do lançamento a nível europeu.

“A infusão intravenosa é o procedimento invasivo mais comum nos cuidados de saúde modernos, com mais de 80% dos doentes em hospitais a receberem uma IV como parte do seu tratamento. A IV fornece medicação diretamente na veia utilizando tubos que estão ligados a um saco de líquidos”, explica em comunicado. As complicações da IV são frequentes, “com interrupções da dose prescrita, levando a uma redução da qualidade dos cuidados aos doentes, especialmente nos casos em que são necessários fármacos críticos em termos de tempo. Os riscos de IV podem incluir a entrada de ar na veia, o fluxo do medicamento ser perturbado ou sofrer exposição a fluidos, perturbações que concorrem também para que a terapia seja entregue a preços sub-óptimos”.

O mercado de dispositivos IV de utilização única está avaliado em mais de 40 mil milhões de euros a nível mundial. As interrupções para a IV e os respetivos acontecimentos adversos resultantes, concorrem para uma carga adicional significativa para os sistemas de saúde.

“Ao partilhar recursos e soluções de fabrico para necessidades comuns não satisfeitas, os parceiros pretendem fornecer um valor significativo aos seus parceiros hospitalares e aos prestadores de cuidados de saúde a nível mundial. Este projeto fará com que cada tecnologia atinja a marca CE com aprovação para vender os dispositivos em toda a Europa até 2023”, acrescenta o CHUC.

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SAFE-infusion Swirl