Investimento de cerca de 60 mil euros

CHUC inaugura Unidade de Intervenção de Internamento do primeiro episódio psicótico

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai inaugurar, no dia 7 de abril, pelas 12h, no Hospital Sobral Cid-CHUC, Pavilhão 8, uma unidade de internamento destinada ao primeiro episódio psicótico (UIEP).

Vão estar presentes nesta inauguração o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, o Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRIP), Horácio Firmino, bem como outros elementos do CRIP. .

De acordo com o CHUC, “a criação desta Unidade representa um investimento de cerca de 60 mil euros e vem complementar a resposta às psicoses, uma vez que no mesmo pavilhão já se encontra instalada a Unidade de Cuidados Avançados de Esquizofrenia resistente ao tratamento”.

Nos objetivos da UIEP está considerada a “oferta dum tratamento especializado em regime de internamento, disponibilizado por uma equipa multidisciplinar, assente em metodologias baseadas em evidência de eficácia neste setting clínico, a indivíduos que se encontram nas fases iniciais (“período crítico”) da sua doença psicótica”.

Em comunicado a unidade hospitalar explica que “a intervenção da UIEP será assente no princípio fundamental do recovery, que tem por base a esperança realista na recuperação e no bem-estar”. “Tendo em consideração que a doença psicótica surge habitualmente numa fase precoce da vida, torna-se fundamental devolver a capacidade de os indivíduos afetados atingirem o seu potencial, apesar da eventual natureza crónica da doença”, pode ler-se no documento.

O CHUC faz ainda sabe que estão em curso procedimentos viabilizar um conjunto de obras com a finalidade de melhorar a assistência em internamento e em ambulatório, dos doentes com patologia mental.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)