Projeto “Nós os Loucos aqui vos Esperamos”

CHUC abre “Casa de Artes”

O Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Psiquiatria tem vindo a desenvolver várias atividades em prol da promoção da Saúde Mental e do Bem-estar.

A utilização da arte assume grande importância na promoção da saúde mental e do bem-estar, pois permite o desenvolvimento de capacidades da pessoa, a melhoria da relação interpares e a preparação para a integração social. Assente neste pressuposto, o CRI de Psiquiatria entendeu que era altura de abraçar a arte plástica, após várias outras iniciativas, como a abertura do Parque Verde do Hospital Sobral Cid – Dra. Manuela Mendonça, com a identificação das espécies mais relevantes, o Circuito de Manutenção, o Clube de Leitura e o Coro dos Doentes.

Existindo já experiências prévias no País, com a colaboração do projeto “Nós os Loucos aqui vos Esperamos”, o CRI de Psiquiatria vai instalar um projeto de intervenção pela arte, no Pavilhão 9 do Hospital Sobral Cid, designado por “Casa de Artes” onde vai ser estabelecido um programa de participação e desenvolvimento artístico com os residentes e de aprendizagem dos técnicos, com orientação da equipa “Nós os loucos aqui vos Esperamos – Manicómio e Viarco”, possibilitando, assim, a continuação deste projeto no futuro.

A abertura deste espaço vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, pelas 11,30h, onde estarão presentes os membros do Conselho de Administração do CHUC.

Esta edição do projeto “Nós os Loucos aqui vos Esperamos” é financiada pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)