Autoridades dizem que é um caso isolado

China deteta o primeiro caso mundial de gripe aviária H10N3 em humanos

As autoridades sanitárias chinesas anunciaram hoje a deteção do primeiro caso de gripe aviária H10N3 em humanos.

Em comunicado, a Comissão Nacional de Saúde diz que até agora nunca tinha sido detetada uma transmissão humana do vírus. Por outro lado, revela que esta se trata de uma transmissão "acidental" e que o risco de propagação em larga escala é "muito baixo".

O doente é um homem de 41 anos da província de Jiangsu oriental que no dia 23 de abril começou a apresentar febre e outros sintomas, tendo sido hospitalizado cinco dias depois e após o seu estado se ter agravado.

As autoridades locais salientam que o estado da pessoa infetada melhorou ao ponto de atingir os requisitos para receber alta hospitalar

Por se tratar de um caso novo, as autoridades procederam à avaliação de todos os contactos próximos na província e não encontraram "anormalidades".

Segundo os especialistas, trata-se de um caso isolado, sendo que o vírus H10N3 “não tem a capacidade de infetar eficazmente os seres humanos”.

Pelo sim, pelo não, a Comissão exortou os cidadãos a evitarem o contacto com as aves mortas ou vivas, a prestarem atenção à higiene alimentar e a procurarem imediatamente apoio médico no caso de manifestarem sintomas como febre ou problemas respiratórios.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock