Iniciativa

Centro Hospitalar de Leiria integra projeto «Hospital Amigo do Doente Celíaco» divulga e-book «sem glúten»

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) divulga um novo e-book intitulado «Snacks saudáveis na doença celíaca», com dicas para retirar o glúten da alimentação diária e com diversas receitas ideais para celíacos.

De acordo com o CHL, esta iniciativa, que antecipa o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, integra o projeto «Hospital Amigo do Doente Celíaco», que assenta numa filosofia de formação contínua a profissionais de saúde e comunidade, “procurando garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e que encontra profissionais que entendem a sua patologia”.

“Este projeto tem como principal objetivo promover a sensibilização para a doença celíaca e o combate ao estigma associado à não ingestão de glúten, muitas vezes relacionado com “dietas da moda””, explica a Presidente da Comissão de Humanização do CHL, Andreia Correia.

Por sua vez, Ângela Carvalho, nutricionista do CHL e autora responsável pela compilação deste e-book, destaca que o novo livro possui “uma vertente muito prática, com conselhos para uma culinária sem glúten, com truques e dicas, e ainda uma série de receitas de snacks já testadas e gentilmente cedidas por utentes. São receitas para celíacos, mas não só!”.

A nutricionista salienta as principais dificuldades das opções alimentares. “Comer alimentos naturalmente isentos de glúten será o mais fácil. Comer alimentos processados isentos de glúten será uma escolha (economicamente mais dispendiosa e não necessariamente saudável). Os principais obstáculos associados à alimentação celíaca são a recriação de receitas que tradicionalmente contêm glúten e a necessidade de prevenir a contaminação cruzada.”

“A doença celíaca é cada vez mais reconhecida pela população, mas há que continuar a sensibilizar e discernir o que é uma doença crónica, cujo único tratamento é a retirada permanente do glúten, do que é uma dieta “de moda” adotada por muitas pessoas”, enfatiza Ângela Carvalho.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar de Leiria