INEM

Centro de Informação Antivenenos tem novo número de contacto e é gratuito

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem à disposição, desde ontem, um novo número de contacto gratuito – 800 250 250. A partir desta data, a ligação para o Centro de Informações na área da toxicologia deixa de ter qualquer custo associado, facilitando assim o acesso a todos os cidadãos.

Único no país e com uma cobertura nacional, o CIAV do INEM funciona ao longo das 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado, disponível através de uma linha telefónica exclusiva, e a partir de hoje gratuita – 800 250 250.
O número anterior (808 250 143) vai manter-se ativo durante um ano, encontrando-se garantido o encaminhamento das chamadas para o novo número agora criado.

O CIAV recebe anualmente cerca de 30 mil chamadas. Em 2018, os medicamentos representaram cerca de 63% das consultas telefónicas realizadas, muitas delas decorrentes de enganos na toma de medicamentos; cerca de 19% resultaram da exposição a produtos de utilização doméstica, como lixivias ou detergentes, e em 5% dos casos o contacto com o CIAV resultou da exposição a pesticidas.

Em mais de metade dos casos, as intoxicações ocorreram em adultos e 33% em crianças, sendo de salientar que, entre as crianças, a esmagadora maioria dos casos (63%) verificaram-se entre o primeiro e o quarto ano de vida.

Sobre o CIAV

O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação. Presta, ainda, informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais.

Além do atendimento telefónico de urgência, o CIAV colabora ainda em ações de formação, desenvolve medidas de prevenção e, com base na informação disponível e permanentemente atualizada, presta apoio na elaboração de estudos, trabalhos de investigação ou de análise estatística na área das intoxicações em Portugal.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock