Análise mostra redução do número de consultas durante a pandemia

Centro de Informação Antivenenos recebeu mais de 25 mil consultas em 2021

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu 25.574 consultas telefónicas em 2021, menos 1.713 do que em 2020.

De acordo com dados do CIAV, nos últimos dois anos verificou-se uma redução no número de consultas recebidas, «eventualmente relacionada com a pandemia por SARS-CoV2 e os períodos de confinamento daí decorrentes».

Em 2021, o CIAV recebeu 25.574 consultas, das quais 24.400 (95,40%) correspondem a uma exposição a um potencial tóxico, correspondendo as restantes 1.174 (4,60%) a pedidos de pareceres técnicos, dados estatísticos ou informações na área da toxicologia.

A maioria das consultas recebidas foram referentes a adultos, num total de 15.429 (63%), e 635 envolveram mulheres. De acordo com o INEM, 8.429 consultas envolveram crianças, correspondendo 62% a menores de 5 anos.

Os dados estatísticos indicam que a maior parte dos casos (61,5%) resultou de uma exposição não intencional. A esmagadora maioria das situações resultaram de uma exposição por via digestiva, correspondente a 80,53% do total, e 9.762 adultos e 5.248 crianças tiveram uma exposição a medicamentos.

Os dados mostram também que 6.575 adultos e 3.201 crianças entraram em contacto com produtos químicos de utilização doméstica, nomeadamente a lixívia, que representou 15,86% das exposições. Já os produtos biocidas tiveram maior expressão nas crianças, com 325 casos.

O INEM indica ainda que, no momento do contacto com o CIAV, 12.279 dos casos apresentavam sintomas e a esmagadora maioria (94%) tinham sintomas ligeiros. Entre os sintomas apresentados, metade correspondiam ao foro neurológico, seguindo-se do foro digestivo (25%). Em 47,78% dos casos foi possível resolver a situação no local através da chamada telefónica para o CIAV sem necessidade de recorrer a uma unidade de saúde.

O CIAV é o único centro de intoxicações existente em Portugal que recebe chamadas de qualquer ponto do país, percorrendo transversalmente todos os escalões etários e os mais variados produtos ou substâncias. Está disponível através do número telefónico gratuito 800 250 250 e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

 

Fonte: 
INEM
Nota: 
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