Projeto financiado pela Câmara Municipal de Lisboa promovido pela Mundo a Sorrir

Centro de Apoio à Saúde Oral de Lisboa já realizou mais de 5 mil consultas

Ao longo dos últimos seis anos, o Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) de Lisboa, promovido pela Mundo A Sorrir numa parceria com a Junta de Freguesia de Santo António e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, tem sido um apoio no acesso à saúde oral para a população vulnerável do município. Desde o seu início, o projeto já beneficiou diretamente 2894 pessoas.

André Sousa, coordenador do projeto, destaca a significativa contribuição das atividades desenvolvidas pelo C.A.S.O. na vida das pessoas. "Para além da assistência médico-dentária, também promovemos sessões de prevenção e literacia em saúde junto das crianças, capacitamos cuidadores formais e informais, e realizamos rastreios orais, em parceria com a rede local de Lisboa", afirma.

O C.A.S.O., projeto pioneiro, assente na convicção de que a saúde oral é um direito humano fundamental, surgiu há 15 anos na cidade do Porto e foi replicado em Lisboa em abril de 2018. A sua equipa multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas, permite apoiar os beneficiários não só nos cuidados dentários, mas também nos aspetos psicossociais, contribuindo assim para a sua inclusão social, empregabilidade e autoestima.

Durante os últimos seis anos, este projeto inovador respondeu às necessidades de saúde oral com a realização de 5.100 consultas, incluindo 12.180 tratamentos, e proporcionou 1.355 atendimentos psicossociais. Apenas no último ano, foram realizadas 105 ações de rastreios orais junto da população em situação de sem-abrigo, assim como ações de sensibilização para crianças do 1º ciclo, abrangendo um total de mais de 400 beneficiários.

Carlos, utente do C.A.S.O., concluiu recentemente o seu tratamento e expressa a sua alegria: "Este projeto mudou a minha vida. Aconselho-o a todas as pessoas! Estou muito feliz. Sempre pensei que, com esta idade, já não fosse possível ter um sorriso bonito, mas agora tudo mudou. Hoje posso falar e sorrir para as outras pessoas sem sentir vergonha."

Para fazer face ao número de pedidos de ajuda, a Mundo A Sorrir apela aos contribuintes a doação de 0,5% do seu IRS, de forma a apoiar estas pessoas mais fragilizadas. Ao preencher a sua declaração de IRS, escolha a Mundo A Sorrir. Sem custos adicionais para si e sem afetar o valor do seu reembolso. Simplesmente, na secção 11 da declaração do IRS, no campo 1101, selecione “Instituições particulares de solidariedade social” e insira o nosso NIF 507 399 200.

 
 
 
Fonte: 
Mundo a Sorrir
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.)