Dia Mundial da Saúde

Centro Colaborador da OMS/ESEnfC apela à participação nacional na campanha Nurses Together

O Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (CCOMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) decidiu lançar o apelo a todos os enfermeiros em Portugal para que hoje, Mundial da Saúde, se juntem, ao meio-dia, no momento da campanha mundial Nurses Together.

No âmbito desta campanha, criada pelo movimento internacional Nursing Now, os enfermeiros são convidados a assinar uma carta dirigida aos responsáveis pela Saúde nos respetivos países – no caso de Portugal, à ministra Marta Temido, a quem apresentam os «pedidos mais urgentes para melhoria da saúde através do investimento na Enfermagem».

A campanha mundial Nurses Together apela, também, à presença nas redes sociais, sugerindo que enfermeiros e enfermeiras partilhem fotografias suas nas plataformas onde estiverem presentes, com a carta que enviarem ao governante do país com a tutela da área da Saúde. As fotografias partilhadas deverão ser identificadas com @NursingNow2020 e #NursesTogether.

Numa ação organizada pela ESEnfC, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), que será transmitida por streaming, a partir da plataforma Videocast/FCCN, será também publicitada, amanhã (12h00), a campanha mundial Nurses Together.

O movimento Nursing Now foi lançado, em 2018, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros e pela Organização Mundial da Saúde, tendo como missão melhorar a saúde a nível global e elevar o estatuto da Enfermagem em todo o mundo.

Kate Middleton, duquesa de Cambridge, a atriz Emilia Clarke e a princesa Muna da Jordânia foram algumas figuras ilustres que, então, apadrinharam a iniciativa Nursing Now. Em 2021, o Dia Mundial da Saúde é subordinado ao tema “Construir um mundo mais equitativo e saudável para todos”.

 

 

 

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock