Desde 2004, que a APP presta apoio aos peregrinos

Centenas peregrinam até Fátima com o apoio da Associação Portuguesa de Podologia

Entre os dias 8 e 12 de maio, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) com o apoio da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vão assistir, gratuitamente, todos os peregrinos que necessitem de cuidados podológicos. A assistência será garantida a partir dos seguintes postos estratégicos: dias 8, 9 e 10 em Pombal, 11 e 12 em Fátima.

A Unidade de Apoio de Podologia, em Fátima, integra a Unidade de Apoio da Proteção Civil montada no recinto de apoio aos peregrinos. Desde 2004, que a APP presta apoio aos peregrinos a Fátima, colocando à sua disposição cuidados diferenciados, altamente especializados e com as normas de desinfeção e esterilização adequados, garantindo uma assistência gratuita e indispensável para uma peregrinação mais segura e saudável com mais de 30 voluntários. 

Manuel Portela, podologista e presidente da APP refere: “São muitos os quilómetros percorridos em pouco tempo, e a sobrecarga de longas caminhadas causam repetidos microtraumatismos nos pés dos peregrinos que se manifestam através das dores, bolhas, edemas, alergias, vasculites, excesso de transpiração, entorses, ruturas ligamentares, queimaduras e incapacidade de marcha.” 

Neste sentido, Manuel Portela partilha algumas dicas sobre os cuidados a ter com os pés dos peregrinos: “Evite realizar caminhadas com duração superior a três horas; vista roupas frescas e que permitam a transpiração; utilize calçado que permita a respiração do pé, calçar meias de fibras naturais e sem costura, que não furem as bolhas dos pés; não aplique pomadas ou medicamentos sem indicação ou supervisão de um especialista; não caminhe entre as 12 e as 16 horas, por ser o período de maior incidência solar. 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay