Estudo

Células estaminais do cordão umbilical reduzem dor no joelho associada a osteoartrite

Um estudo recentemente publicado demonstrou a eficácia das células estaminais mesenquimais (MSC) do tecido do cordão umbilical na redução da dor no joelho associada a osteoartrite.

Os autores do estudo procuraram entender se a aplicação local de MSC do tecido do cordão umbilical era mais eficaz no alívio dos sintomas de osteoartrite do joelho do que o tratamento com ácido hialurónico, um dos tratamentos atualmente usados para esta condição. Assim, dividiram 29 doentes em três grupos para realizarem tratamentos diferentes ao longo de seis meses. O primeiro grupo recebeu um tratamento com MSC, o segundo grupo recebeu dois tratamentos com MSC e o terceiro grupo recebeu dois tratamentos com ácido hialurónico. Os resultados revelaram que os doentes do primeiro e segundo grupos, que receberam MSC, melhoraram ao nível da função e da dor na articulação, comparativamente ao seu estado inicial. Os doentes que mais melhoraram foram os do segundo grupo, com uma redução de 86% na dor relativamente ao seu estado inicial, em contraste com a redução de apenas 38% observada para o terceiro grupo.

Não foram observados efeitos adversos, pelo que os autores consideram que este novo procedimento é seguro e que as melhorias observadas se devem ao efeito anti-inflamatório e regenerativo das MSC.

“Os resultados deste estudo sugerem que a administração repetida de MSC no joelho com osteoartrite é segura e reduz a dor de forma mais eficaz e duradoura do que o tratamento com ácido hialurónico, podendo vir a tornar-se numa opção terapêutica viável no futuro.”, menciona Bruna Moreira, Investigadora no Departamento de I&D da Crioestaminal.

A osteoartrite, ou osteoartrose, é uma das principais causas de incapacidade na população adulta e estima-se que haja atualmente mais de 30 milhões de pessoas afetadas por este problema. Caracteriza-se pela destruição progressiva da cartilagem das articulações afetadas, originando dor, rigidez e dificuldade de movimentos. A terapêutica disponível atualmente inclui anti-inflamatórios, que podem ser tomados oralmente ou injetados localmente, infiltrações de ácido hialurónico, ou mesmo cirurgia para substituição da cartilagem danificada. Embora não exista cura para a osteoartrite, tem-se assistido, nos últimos anos, ao desenvolvimento de tratamentos inovadores, à base de células estaminais, com potencial para aliviar os sintomas e até travar a progressão da doença.

Referências:
Matas J, et al. Umbilical Cord-Derived Mesenchymal Stromal Cells (MSCs) for Knee Osteoarthritis: Repeated MSC Dosing Is Superior to a Single MSC Dose and to Hyaluronic Acid in a Controlled Randomized Phase I/II Trial. Stem Cells Transl Med. 2019 Mar;8(3):215-224.

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay