Para melhorar as condições de acessibilidade a pessoas que sofram de perturbação do espetro do autismo (PEA)

CBRE implementa "Hora Tranquila" para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no dia 2 de abril, os ativos geridos e comercializados pela CBRE lançam, a nível ibérico, a “Hora Tranquila”, que em Portugal terá lugar nos dez Centros Comerciais e seis Retail Parks, geridos pela consultora. Esta ação faz parte do programa Caring for Communities, a iniciativa da área de Property Management da CBRE, de apoio às comunidades onde opera, através de diversas causas em temáticas de ESG.

Durante a “Hora Tranquila” serão implementadas algumas adaptações, face ao funcionamento normal de um Centro comercial. Estas medidas, assentes na redução de estímulos visuais e sonoros, têm como objetivo criar um ambiente mais confortável para pessoas com espetro de autismo e outras sensibilidades sensoriais. 

Desta forma, e com o aconselhamento da Federação Portuguesa de Autismo, todos os Centros Comerciais irão adotar um período de uma hora, que dependendo do Centro, poderá ser diário, semanal ou mensal, onde os estímulos sensoriais serão reduzidos. Desligar o som ambiente, reduzir a intensidade da luz, disponibilizar auscultadores antirruído, comunicação de equipas feita apenas via auriculares, são algumas das medidas a ser implementadas pelos Centros e recomendadas às lojas.  

No âmbito da cultura de Hospitality desenvolvida e promovida pela CBRE e em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo e as suas Federações Regionais, os Centros vão igualmente facultar formação especifica às equipas internas e lojistas interessados, para que fiquem capacitados para identificar e lidar com ocorrências dentro do âmbito do espetro do autismo. 

Fonte: 
CBRE
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CBRE