Financiamento inédito na área dos cuidados paliativos a nível europeu

Católica participa em projeto europeu de cinco milhões de euros na área dos cuidados paliativos

Chama-se PAL-CYCLES - PALliative Care Yields Cancer welLbEing Support e, em Portugal, é coordenado pela investigadora da Católica Porto Business School, Sandra Martins Pereira. Com um financiamento de 5.5 milhões de euros, por parte da Comissão Europeia, este projeto pretende suavizar a transição entre o hospital e o domicílio para doentes com cancro, bem como melhorar a sua qualidade de vida. Um valor inédito num projeto europeu na área dos cuidados paliativos tanto em Portugal, como a nível europeu.

Muitos doentes com cancro incurável e na última fase das suas vidas deixam o hospital com muito pouca informação e com uma grande incerteza sobre como aceder e receber cuidados paliativos de excelência. Consequentemente, esta situação pode levar a uma redução da qualidade de vida, hospitalizações desnecessárias, sobrecarga dos familiares e sofrimento insuportável, que de outra forma poderiam ter sido prevenidos. É precisamente para fazer face a esta realidade que o projeto está a ser desenvolvido para, mais tarde, poder ser aplicado em contexto real.

“Estamos a investigar se uma transição ótima de cuidados pode ser facilitada desde os cuidados hospitalares aos cuidados comunitários, de modo a que os doentes possam permanecer no domicílio durante mais tempo, recebendo cuidados paliativos de elevada qualidade, resultando numa melhor qualidade de vida para doentes com cancro em fase avançada e no fim de vida e seus familiares, promovendo uma comunicação compassiva sobre temas eticamente sensíveis, diminuindo hospitalizações desnecessárias e minimizando o sofrimento”, explica Sandra Martins Pereira, investigadora do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School e coordenadora em Portugal do projeto em questão. 

A nível de números, o projeto vai receber 5.5 milhões de euros ao longo dos próximos 5 anos, com mais de meio milhão de euros atribuídos à Universidade Católica Portuguesa. A nível prático, as bases do programa de transição de cuidados paliativos ‘PAL-CYCLES’ foram desenvolvidas num estudo previamente realizado nos Países Baixos, que será agora mais desenvolvido e ajustado à realidade de outros países europeus, incluindo Portugal. A equipa portuguesa implementará assim uma série de estudos e avaliará os desafios éticos, socioculturais e políticos inerentes à transição de cuidados paliativos e implementação do programa.

No caso português, este trabalho será desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, mais concretamente através do CEGE, da Católica Porto Business School, que participará em todas as atividades do projeto, assumindo uma posição de liderança e de coordenação de um work package sobre “Ethical, sociocultural and Policy Analysis” (Análise Ética, Sociocultural e Política). Os próximos passos passarão por participar ativamente no desenho e implementação de todas as atividades de investigação e formação, em articulação com os parceiros clínicos em Portugal.

Sobre o objetivo maior do projeto, Sandra Martins Pereira, perita em investigação em ética em cuidados paliativos e em fim de vida na Universidade Católica Portuguesa, salienta que “o desafio com o ‘PAL-CYCLES’ é facilitar uma comunicação centrada na pessoa doente e a continuidade e integração de cuidados paliativos no contexto comunitário, bem como melhorar a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às pessoas com doença oncológica em fase avançada e em fim de vida, que necessitam cuidados paliativos, dentro e através de países europeus com uma grande variedade de sistemas de saúde e diferentes modelos de financiamento, organização e prestação de serviços de saúde”.

Outro ponto que faz deste projeto algo inédito é a sua dimensão internacional, interdisciplinar e intersectorial, uma vez que inclui parceiros de nove países europeus, nomeadamente, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Países Baixos, aportando o know-how e os contextos diferenciados que lhe conferem esta tridimensionalidade. Outro ponto de destaque é o facto de que será implementado através de diferentes países europeus que têm uma grande variedade de sistemas de saúde e distintos modelos de financiamento, organização e prestação de serviços de saúde. Em Portugal, do ponto de vista clínico, o projeto será implementado em contextos de prestação de cuidados oncológicos do sistema público, incluindo a Região Autónoma dos Açores. 

A nível metodológico, vale ainda referir que todos os doentes, familiares e profissionais envolvidos nos estudos clínicos terão acesso à intervenção do programa PAL-CYCLES, o que, além de ser mais uma vez algo inédito, ajudará a diminuir iniquidades no acesso a cuidados e programas de elevada qualidade. 

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Católica Porto