25 de novembro

Católica do Porto assinala Dia Internacional do Combate à Violência contra as mulheres com conferência

Para assinalar o Dia Internacional do Combate à Violência Contra as Mulheres, vai decorrer no próximo dia 25 de novembro, uma conferência online promovida e organizada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto, cujo objetivo será debater a proteção da vítima de violência doméstica.

O Dia Internacional de combate à violência contra as mulheres, que se celebra anualmente a 25 de novembro, foi criado pelas Nações Unidas com o objetivo de alertar para um problema transversal que atinge todos os anos milhares de mulheres em todo o mundo. A violência contra as mulheres pode assumir variadíssimas formas e manifestar-se em diferentes contextos e em qualquer lugar. Segundo a ONU, 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo já experienciaram violência sexual ou física ao longo da vida.

O contexto de pandemia veio contribuir ainda mais para este problema, colocando várias mulheres em situação de risco com os seus agressores sem conseguirem recorrer à ajuda necessária. Em Portugal, os crimes de violência doméstica têm registado um aumento nos últimos anos. Segundo dados oficias, em 2019 foram realizadas 29,743 denúncias e em 2020 morreram 20 mulheres, vítimas de violência doméstica. Desde 2004 já foram assassinadas 564 mulheres.

É precisamente para assinalar este dia e debater sobre este problema que a conferência irá acontecer já no próximo dia 25 de novembro, em formato online e contará com um painel de 4 oradores com diferentes perspetivas sobre a proteção da vítima de violência doméstica.

Do painel farão parte Beatriz Pacheco, Juíza de Direito, mestre pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, vencedora do prémio Teresa Rosmaninho; Luciana Couto, agente da PSP, que trabalha desde 2014 no gabinete de atendimento e informação a vítimas de violência doméstica; Rui do Carmo, procurador jubilado, que coordenou a Comissão Técnica Multidisciplinar para a Melhoria da Prevenção e Combate à Violência Doméstica, e é coordenador da Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica, e ainda Sílvio Rafael, médico que trabalha como voluntário no atendimento a vítimas de Violência Doméstica há cerca de 20 anos.

A conferência tem participação gratuita e a inscrição pode ser feita através de formulário online. Para mais informações, consulte: https://fd.porto.ucp.pt/pt-pt/eventos/webinar-protecao-da-vitima-de-violencia-domestica

 

 

 

 

 

 

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock