Seminário

Católica debate a transformação da Universidade através da Aprendizagem-Serviço

Uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade, de modo a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. No dia 23 de junho, entre as 10h e as 13h, serão apresentadas várias experiências da aplicação da metodologia Aprendizagem-Serviço (ApS). Um evento organizado pela Universidade Católica Portuguesa, pela Universidad de Deusto e pelo ORSIES (Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior) sob o tema “Transformar a Universidade através da Aprendizagem-Serviço".

Ao longo de uma manhã, reunir-se-ão algumas das universidades parceiras do programa UNISERVITATE - Deusto (Bilbao), St Mary’s (Londres), Sacro Cuore (Milão e Roma) -, em conjunto com estudantes, docentes, parceiros da comunidade e especialistas, para fortalecer laços, trocar experiências, refletir, debater e, sobretudo, aprender mais sobre a metodologia ApS. Estarão em debate temas como a transformação da universidade através da ApS e o processo de institucionalização da ApS na Universidad de Deusto, através do plano para o desenvolvimento de competências transversais.

No final do evento realizar-se-á uma mesa-redonda que abordará “Boas Práticas de experiências ApS pelos 4 pilares: Aprendizagem, Serviço, Participação e Reflexão”. A iniciativa é organizada no âmbito do programa UNISERVITATE, que promove a ApS no Ensino Superior Católico e do qual a UCP faz parte, e vem reforçar o projeto CApS– Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social, cujo objetivo é institucionalizar e consolidar a metodologia ApS em áreas curriculares específicas, transversais e extracurriculares dentro da UCP, bem como criar linhas orientadoras para outras IES que queiram seguir os mesmos passos.

A participação no seminário “Transformar a Universidade através da Aprendizagem-Serviço" é de acesso livre mediante inscrição prévia. Para mais informações e programa completo, consultar: https://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/seminario-transformar-universidade-atraves-aprendizagem-servico

O que é a ApS?

A ApS trata-se de uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade, de modo a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade.

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Católica Porto