APDP pretende discutir as respostas ainda necessárias para as pessoas que vivem com diabetes

Catarina Martins visita sede da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta sexta-feira, às 15.30 horas, a candidata às eleições legislativas e Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. Esta visita surge no seguimento do convite feito pela APDP a todas as forças políticas com o propósito de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação e discutir as respostas ainda necessárias para as pessoas que vivem com diabetes no âmbito da Saúde e do Apoio Social.

A APDP considera de máxima importância a implementação de medidas urgentes de retoma dos cuidados e dos rastreios às pessoas com diabetes, garantindo ainda o acompanhamento educativo e motivador de pessoas com pré-diabetes para que não desenvolvam a doença. Para o fazer, José Manuel Boavida, presidente da APDP, frisa que “é crucial alargar as consultas de proximidade, avançar com uma educação estruturada e desenvolver novos modelos de cuidados que suportem uma cidadania ativa e um modelo participativo dos cidadãos na gestão da sua saúde e doença”.

“Em Portugal, mais de um milhão e meio de portugueses tem diabetes. Ora, mais pessoas com diabetes equivale a uma menor esperança de vida saudável e mais custos com os tratamentos, representando uma ameaça ao sistema de saúde e à economia global. É crucial implementar as respostas adequadas a este desafio sob pena de a curto prazo não conseguirmos oferecer o tratamento adequado a todos aqueles que dele necessitam”, alerta João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

Apesar da resiliência dos cuidados de saúde durante a pandemia da covid-19, das consultas online, da educação e da responsabilização das pessoas, os números da diabetes continuaram a aumentar, alerta a Associação. A opinião é partilhada pela Organização Mundial de Saúde, que tem colocado a diabetes como tema central da sua agenda, através da publicação de orientações para o combate a esta doença.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)