Projeto desenvolvido na área das demências

Casa de Saúde da Idanha conquista o prestigiado Prémio Saúde Sustentável na Categoria Inovação em Saúde

As Irmãs Hospitaleiras | Casa de Saúde da Idanha venceram o Prémio Saúde Sustentável, na categoria Inovação em Saúde, com o projeto “Realidade Aumentada e Gamificação no Envelhecimento Ativo e Prevenção da Demência”. Este prestigiado prémio visa “premiar o que de melhor se faz pela saúde em Portugal”.

Este projeto surge para dar resposta às novas necessidades em saúde decorrentes do envelhecimento populacional, nomeadamente na área das demências. Consiste na criação de jogos cognitivos para uma plataforma de realidade aumentada permitindo desta forma efetuar sessões terapêuticas inovadoras de promoção do envelhecimento ativo e prevenção da demência. Teve como parceiro tecnológico o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico. O Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, parceria com a Câmara Municipal de Sintra, acolhe as atividades terapêuticas deste projeto.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua 11ª edição é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal e tem por objetivo divulgar os exemplos de excelência que são merecedores de destaque.

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados ontem, numa cerimónia que decorreu na Fundação Oriente, em Lisboa, com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Nesta edição de 2022, o prémio foi atribuído em dois âmbitos: institucional e personalidade. Na distinção institucional, entre 58 candidaturas foram premiadas 5 categorias: Cuidados de saúde centrados no Cidadão, Inovação em saúde (galardão atribuído à Casa de Saúde da Idanha), Integração de Cuidados, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença e transformação Digital. Na distinção personalidade, não sujeita a candidatura, o júri premiou o Dr. Delfim Rodrigues.

“Este reconhecimento representa, não só um motivo de orgulho institucional, como também uma responsabilidade acrescida no percurso de inovação em saúde que as Irmãs Hospitaleiras têm desenvolvido ao longo dos anos”, pode ler-se em comunicado.

 

Fonte: 
Irmãs Hospitaleiras
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Irmãs Hospitaleiras