Professor do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa

Carlos M. Farinha eleito membro do Conselho de Direção da Sociedade Europeia de Fibrose Quística

Carlos M. Farinha, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa e investigador do Grupo de Investigação em Fibrose Quística, incluído no Grupo de Genómica Funcional e Proteostase do BioISI, foi eleito membro do Conselho de Direção da Sociedade Europeia de Fibrose Quística (ECFS sigla em inglês).

O cientista é um dos oito elementos do Conselho de Direção, escolhido pelos membros da Sociedade, e ocupará este cargo durante os próximos três anos.

A ECFS reúne mais de mil profissionais em fibrose quística – entre investigadores científicos e profissionais clínicos – e o seu principal objetivo é conhecer os mecanismos moleculares envolvidos nesta doença com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Com esta eleição, Carlos M. Farinha espera trazer para o Conselho de Direção a perspetiva da investigação fundamental e translacional, mas também a perspetiva portuguesa, alargando a distribuição geográfica do órgão de gestão. Numa sociedade científica como esta, onde a maioria dos membros são clínicos, Carlos M. Farinha espera poder fazer chegar a investigação científica ao nível da tomada de decisão, aproximando a investigação fundamental e translacional; e evidenciar ainda mais o ambiente único vivido nesta área – onde cientistas interagem de forma frutífera com clínicos e outros profissionais de saúde e também com indivíduos com a doença, as suas famílias e empresas. 

O cientista sente-se grato e encara esta eleição como um reconhecimento do seu trabalho. “Considero uma conquista relevante, pois significa que as minhas contribuições para a área são bem aceites e consideradas pelos pares – e isso inclui não apenas as atividades dentro da sociedade, mas também as minhas contribuições científicas na área”, diz. O cientista recorda que este processo foi desafiador porque a maioria dos membros são clínicos, sendo mais difícil alguém da academia chegar ao Conselho de Direção.

Durante os últimos 25 anos, Carlos M. Farinha partilhou os seus resultados sobre a elucidação dos mecanismos da fibrose quística e a caracterização de mutações raras e sua resposta a medicamentos em abordagens orientadas à medicina personalizada.

 

 

Fonte: 
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa