Ação formativa Day at the Cath Lab decorre na Unidade Local de Saúde de Leiria

Cardiologistas de Intervenção debatem sobre o tratamento de lesões de bifurcações coronárias

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL), que realizar-se-á no próximo dia 12 de janeiro, na Unidade Local de Saúde de Leiria (Centro Hospitalar de Leiria). Subordinada do tema “Bifurcações”, esta ação tem como objetivos debater e consolidar conhecimentos, bem como capacitar os formandos para a utilização de dispositivos dedicados para o tratamento de lesões de bifurcações coronárias.

“Esta será uma excelente oportunidade para olharmos para futuro e criarmos uma metodologia de trabalho aprofundado no que diz respeito ao tratamento deste tipo de lesões. O nosso principal objetivo com esta ação é atualizar e capacitar os participantes para a utilização de dispositivos dedicados para o tratamento de lesões de bifurcações, bem como a consolidação de conhecimentos para a abordagem destas lesões. Pretendemos que seja um momento de aprendizagem, participação ativa, partilha de experiências e consolidação de relações profissionais”, afirma Pedro Jerónimo de Sousa, Cardiologista de Intervenção na Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular, do Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Leiria, e Secretário-Geral da APIC.

David Neves, Cardiologista de Intervenção e responsável pela organização do evento, explica: “As bifurcações coronárias representam até 20% das lesões coronárias tratadas por via percutânea. Com este D@CL pretende-se chamar a atenção para a atualidade deste tipo de bifurcações, que, por serem tão comuns, são sempre um tema relevante e atual na área da Cardiologia de Intervenção”.

De acordo com o responsável pela iniciativa, “o D@CL pretende promover ações de formação práticas e dinâmicas, com o objetivo de adquirir ou partilhar conhecimento em procedimentos inovadores e complexos. É uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de uma Unidade de Hemodinâmica do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade”.

 
Fonte: 
Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock