Campo de férias da NOVA Medical School regressa este ano
Este programa oferece uma variedade de workshops, palestras e atividades práticas, projetadas para inspirar e motivar os participantes a adotarem estilos de vida mais saudáveis – dando-lhes as competências teóricas, mas sobretudo práticas, para o poderem fazer.
Workshops hands-on no Kitchen Lab – onde aprendem a confecionar as suas próprias refeições, exercícios ao ar livre, atividades focadas na saúde mental –autocuidado e perceção da ciência por detrás dos alimentos - são algumas das garantias que este programa oferece e que proporciona uma autêntica imersão, crucial para a saúde ao longo da vida.
Para os jovens, a Summer Medical School: Lifestyle é também uma experiência de aprendizagem das competências mais transversais nas áreas da Medicina, Ciências da Nutrição e Investigação, numa imersão que permitirá aos participantes embarcarem em momentos emocionantes - com um programa científico liderado por uma equipa de profissionais renomados nas várias áreas.
O programa tem lugar em julho e destina-se a crianças, entre os 6 e os 14 anos, e a jovens, entre os 15 e os 18 anos. Com a ambição de chegar a todos, este ano, pela primeira vez, é criado um programa específico destinado a alunos do ensino superior, de Portugal e do estrangeiro, com dois cursos muito específicos: Culinary Medicine e, Health, Technology & Innovation.
“A NOVA Medical School, enquanto escola médica, tem assumido um papel relevante na sociedade, não só na formação de médicos e de nutricionistas, na investigação e na transferência de conhecimento, como na extensão à comunidade, com ações que possam ter impacto no ecossistema de saúde. Com este programa, criamos uma oportunidade de experiência, que permite uma imersão em estilos de vida, que pudemos comprovar – através da edição anterior, ter impacto na vida destas crianças, jovens e das suas famílias” explica Conceição Calhau, subdiretora para a Extensão à comunidade da NOVA Medical School.
Para os mais novos, o programa pode ir de uma a três semanas (entre 1 e 19 de julho). Para os jovens, a oferta é de uma semana (de 23 a 26 de julho). No caso dos alunos que já frequentem o ensino superior, a experiência decorre na última semana do mês, com todas as sessões a decorrerem em inglês, uma vez que as inscrições estão abertas, também, a alunos internacionais.
Ao todo existem 48 vagas para o programa dos mais novos (16 crianças por semana), 25 vagas para a semana da faixa etária 15-18 anos e 30 vagas para os estudantes a frequentar o ensino superior.
Este o programa de verão que ambiciona mudar comportamentos, transferindo o conhecimento gerado na academia para a vida da comunidade, criando uma oportunidade de transformação do ecossistema de saúde.
As inscrições decorrem até ao dia 15 de maio, com preços especiais para as primeiras inscrições, e podem ser realizadas no site da NOVA Medical School.