Contando com o contributo de quem já enfrentou o desafio

Campanha “O Que Eles Não Sabem” dá voz a quem vive com Obesidade

A Novo Nordisk Portugal lança hoje uma nova campanha de sensibilização para o tema da Obesidade, intitulada “O Que Eles Não Sabem”, que vem dar voz a pessoas que vivem com Obesidade, com o objetivo de contarem, na primeira pessoa, a verdade por trás desta doença que afeta mais de 2 milhões de Portugueses. O projeto conta com o apoio da Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

A campanha irá, ao longo de dois meses, dar a conhecer o testemunho de pessoas com Obesidade ou que acompanham o desafio diário de quem vive com a doença, como forma de sensibilizar a população para uma das grandes pandemias do século XXI, e desmistificar os preconceitos que ainda persistem sobre o tema.

“O que eles não sabem é que pode não ter a ver apenas com o estilo de vida” ou “O que eles não sabem é que viver com Obesidade não é o que pensam” são algumas mensagens utilizadas nesta campanha que visa alertar, também, para a importância de procurar apoio médico especializado para uma correta gestão do peso.

Os apresentadores José Carlos Malato e a Tia Cátia, figuras bem conhecidas do panorama televisivo, aceitaram dar rosto à campanha “O Que Eles Não Sabem” e partilham, com os seus testemunhos, a verdade sobre como é viver com Obesidade e os desafios pelos quais passaram ao longo da sua vida.

Os testemunhos podem ser conhecidos no site A Verdade sobre o Peso, onde é disponibilizado, também, um localizador para encontrar apoio médico.

A propósito desta campanha, Paula Barriga, Diretora-Geral da Novo Nordisk Portugal, refere que “todos temos um papel importante na promoção da literacia em saúde e na comunicação responsável sobre temas que constituem verdadeiros desafios de saúde pública, como é o caso da Obesidade”.

A Obesidade, reconhecida como uma doença pela Organização Mundial de Saúde, é uma doença crónica complexa em que a acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal compromete a saúde, aumenta o risco de complicações médicas e reduz a esperança de vida.

Neste processo, o cérebro desempenha um papel fundamental, nomeadamente ao influenciar o equilíbrio energético e o apetite em resposta ao ambiente e às necessidades energéticas do corpo, exercendo alterações hormonais e metabólicas muito poderosas que são ativadas para evitar a fome.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Novo Nordisk