Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos lança

Campanha de consciencialização sobre cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos promove, pelo terceiro ano consecutivo, uma campanha de informação sob o mote “Qualidade e dignidade até ao fim”. A associação pretende reiterar que os cuidados paliativos são um direito humano básico para todas as pessoas portadoras de doenças crónicas e limitastes.

A campanha “Qualidade e dignidade até ao fim” realiza-se no âmbito do Mês dos Cuidados Paliativos, assinalado em outubro, e pretende passar a mensagem da Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), que defende que "viver e morrer com sofrimento não é algo que tenha de acontecer”.

“Em Portugal, por ano, cerca de 89 mil doentes necessitam de cuidados paliativos, no entanto, cerca de 50% dos doentes referenciados acabam por morrer sem terem acesso aos respetivos cuidados. O nosso país, continua a ter apenas uma equipa de cuidados paliativos domiciliários por 590 mil habitantes, quando as recomendações internacionais apontam para a existência de uma por cada 100 mil habitantes”, relembra Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

“Este ano face à realidade dos números, decidimos apostar numa campanha com uma mensagem preliminar: desafiar as pessoas a vestirem a camisola pelos cuidados paliativos. Pretendemos desta forma, que a população em geral, doentes, familiares, profissionais de saúde e decisores políticos reflitam sobre o atual estado destes cuidados a nível nacional e exijam uma mudança de paradigma”, adverte Manuel Luís Capelas.

Para o presidente, “a falta de conhecimento e informação por parte da população, e infelizmente, também por parte dos profissionais de saúde continua a ser o principal entrave ao desenvolvimento destes cuidados no nosso país”.

Com o objetivo de combater esta realidade, a APCP lança um spot informativo de televisão e rádio, com a participação dos locutores Vasco Palmeirim e Carla Rocha, que será difundido, durante todo o mês de outubro, pela SIC, TVI, RTP, Antena 1, Cinemas NOS e Metro do Porto, e ainda um lançamento de balões, que pretende reunir o maior número de pessoas, no Terreiro do Paço e na Praça Gomes Teixeira, em Lisboa e no Porto, respetivamente, pelas 16 horas.

Também a Federação Portuguesa de Futebol apoia a campanha através da transmissão do spot informativo, durante o jogo entre Portugal vs Andorra, que decorrerá no dia 7 de outubro no estádio de Aveiro, pelas 19h45.

A t-shirt #ateaofim poderá ser adquirida através do site da Associação mediante um donativo no valor de 5 euros (www.apcp.com.pt).

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
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