Justiça, paz, igualdade, tolerância e solidariedade

Campanha da AIDGLOBAL mobiliza os jovens em prol de uma sociedade mais justa

Caminhamos para um Mundo Melhor é o slogan da campanha realizada no âmbito da terceira edição da Caminhada Global, evento enquadrado no projeto europeu Walk the Global Walk, promovido pela AIDGLOBAL em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A AIDGLOBAL ― Ação e Integração para o Desenvolvimento Global reuniu jovens estudantes, professores e professoras do concelho de Vila Franca de Xira tendo em vista a criação de uma campanha de comunicação referente à terceira e última edição da Caminhada Global ―  ação constante do projeto europeu Walk the Global Walk, que procura aumentar o envolvimento dos jovens na reflexão, defesa e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam as prioridades globais para a Agenda 2030, assinada por mais de 190 países, no contexto das Nações Unidas. Neste ano de 2021, a terceira Caminhada Global é dedicada ao 16º ODS: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Subordinada ao tema “Caminhamos para um Mundo Melhor”, a campanha parte da premissa de que a construção de um mundo mais justo, igualitário e sustentável é indissociável não só de uma Educação para a Cidadania Global, mas também da criação de momentos de partilha e de diálogo em torno de matérias como a justiça, a paz, a igualdade, a tolerância e a solidariedade.

“É crucial envolver a comunidade educativa e os nossos jovens em momentos de reflexão e debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sensibilizando-os para o papel que podem assumir na construção de um mundo mais justo, igualitário, solidário e sem quaisquer formas de violência. O caso mais recente de bullying em contexto escolar, em que uma criança é atropelada ao fugir de colegas que a estariam a agredir, é demostrativo de quão premente é destacar este tema em agenda e envolver os jovens em ações que os responsabilizem e os tornem parte integrante da mudança, como é o caso da iniciativa que vai decorrer na tarde do próximo dia 2 de junho: a Caminhada Global”, referiu Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL.

Com hora marcada entre as 14h30 e as 17h30, a terceira e última edição da Caminhada Global desenvolve-se em dois momentos: um reúne alunos, professores e restantes caminhantes que a eles se queiram juntar, num encontro virtual dinamizado pelo humorista Pedro Luzindro, e o outro decorre, presencialmente, no Município de Vila Franca de Xira ao som da Banda Sebastião Antunes e Quadrilha. O público é convidado a caminhar com estes jovens, assistindo, em direto, ao evento do próximo dia 2 de junho, a partir das 14h30, através da página do Youtube da AIDGLOBAL.

Ao abrigo deste projeto, já foram desenvolvidas ações como a Formação de Professores, os Cursos Educativos para Alunos, Workshops de Liderança Juvenil e outras atividades de sensibilização entre pares (de jovens para jovens), com o objetivo de promover a liderança juvenil, para que, através da sua formação enquanto líderes, possam inspirar a mudança que o mundo precisa de ver acontecer.

A campanha Caminhamos para um Mundo Melhor procura, por todas as razões, reforçar a importância de nos mobilizarmos ― todas e todos ― para a reflexão crítica em torno dos desafios globais descritos na Agenda 2030 e para a procura ativa de valores e atitudes que nos permitam dar passos rumo a uma vida mais sustentável, equitativa e pacífica para as gerações atuais e vindouras. A resposta educacional que propusemos, ao abrigo do projeto Walk the Global Walk, representa um passo na construção deste caminho.”, concluiu Susana Damasceno.

O Walk the Global Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ― Linha de Educação para o Desenvolvimento ― e pelo Camões ― Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Estão envolvidos 12 países: Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, 11 organizações da sociedade civil e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Ativa, em Portugal, incluindo na Região Autónoma da Madeira, onde tem uma Delegação em Porto Santo e, ainda, no âmbito da Literacia, em Moçambique, na Província de Gaza, em colaboração com a equipa da sua Delegação no Chibuto.  A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AIDGLOBAL