Iniciativa

Campanha “Amigos na saúde e na demência” apela a uma mudança social

Estima-se que, até 2050, o número de pessoas com demência triplique, chegando a mais de meio milhão de pessoas em Portugal e a cerca de 135 milhões em todo o mundo. No mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência - o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro - a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal e lança uma campanha para uma mudança social.

“Amigos na saúde e na demência” relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. Com esta campanha, a Sonae Sierra e a associação Alzheimer Portugal convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo à plataforma da associação ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.

«“Amigos na saúde e na demência” pretende aumentar conhecimentos sobre esta doença e aumentar o número de “amigos” que se comprometem a contribuir para que as pessoas com demência possam viver melhor, o que pode ser tão simples como nunca mais utilizar palavra “demente” ou “demenciado” e, em vez disso, dizer “pessoa com demência”, pois assim vemos primeiro a pessoa e não a sua doença. Para a associação Alzheimer Portugal é fundamental criar maior compreensão sobre a doença junto do grande público. “Temos trabalhado imenso no sentido de contribuir para uma perceção mais positiva sobre esta doença. Sentimos que os vários projetos que temos vindo a desenvolver, como o “Café Memória” ou o “Passeio da Memória” nos têm ajudado a combater o estigma social a eliminar os estereótipos, mas há ainda um longo caminho a percorrer. É importante que todos percebam que a pessoa é muito mais do que a doença e que é possível viver melhor com demência. Acreditamos que estamos a trabalhar no caminho certo e esta campanha, com o apoio da Sonae Sierra vai ajudar-nos a chegar a muito mais pessoas», explica Tatiana Nunes, Diretora de Comunicação da Associação Alzheimer Portugal.

O arranque desta campanha é marcado pelo lançamento de diversos vídeos onde é possível ouvir vários testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos “Amigos na Saúde e na Demência” juntam-se ainda várias caras conhecidas. Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são as figuras públicas que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.

A demência resulta de uma doença no cérebro e progride de forma única em cada um de nós, não se resumindo à perda de memória. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (cerca de 60 a 70% dos casos), mas existem mais de 100 tipos de demência, como a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy ou Demência Frontotemporal. Esta pode resultar em alterações de humor, mudança de comportamentos, dificuldades de raciocínio ou de orientação, entre outros fatores.

“Amigos na Saúde e na Demência” é o mote da campanha que se insere no projeto global Amigos na Demência, liderado a nível internacional pela Alzheimer’s Society no Reino Unido e que já contabiliza mais de 17 milhões de Dementia Friends (Amigos na Demência). A associação Alzheimer Portugal juntou-se ao movimento global em 2018 e agora lança mais esta campanha, que surge da parceria com a Sonae Sierra. Desde 2013 que a Sonae Sierra tem recebido muitas das sessões “Café Memória” que se têm realizado em todo o país.

Esta campanha resulta de um reconhecimento do trabalho incansável da associação e pretende ser mais um contributo que a Sonae Sierra dá para ajudar a sensibilizar os portugueses para a dimensão e impacto que a doença tem junto de tantas famílias. «Acreditamos que o mote “Amigos na Saúde e na Demência” vai ajudar a que muitas pessoas pensem pela primeira vez no tema. Se todos estivermos mais despertos e nos tornarmos mais “amigos”, o nosso contributo já valeu a pena», diz Joana Moura e Castro, diretora de Marketing em Portugal da Sonae Sierra.

No âmbito da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, de setembro a novembro decorrerão ainda diversas Sessões de Informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, nas quais são partilhadas as principais mensagens-chave sobre como podemos mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a Demência. Com entrada gratuita e aberta a toda a população, as primeiras sessões estão já marcadas para dia 8 de setembro, às 10h30, no Centro Colombo (salas de cinema) e no NorteShopping (Silo-Espaço Cultural). Para além destas sessões, a associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de 7 horas.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock