Estudo

´Burnout´ atinge metade dos alunos do ensino universitário

Metade dos alunos das universidades e politécnicos nacionais estão em burnout, de acordo com um estudo da autoria do professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), João Marôco, que será apresentado esta sexta-feira no Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, que decorre na Universidade da Beira Interior (UBI), avança a edição de hoje do jornal Público.

Segundo a investigação, 52% dos alunos estão exaustos. É na Universidade de Aveiro que se observa a incidência mais elevada, com 64,9% dos seus alunos a apresentarem sintomas.

“A situação agora é deveras preocupante”, alerta o João Marôco. O mesmo estudo realizado em 2012, com base num inquérito feito apenas a estudantes de Lisboa, dava conta de que “apenas” 15% deles estavam em burnout. “Nos contactos com outros professores e com alunos tenho constatado que os níveis de exaustão entre estes são mais elevados. E que a descrença sobre o que irão fazer com o que estão a estudar é também maior”, acrescenta o autor deste estudo.

“Os anos da troika acentuaram muito a descrença dos estudantes quanto ao seu futuro profissional, que ainda permanece porque a situação socioeconómica do país continua a ser difícil”, sublinha o investigador do ISPA.

O inquérito desenvolvido por João Marôco, e que contou com 1066 inquéritos a estudantes universitários, mostra que é na área das ciências biológicas que os valores médios deste estado limite se apresentam mais elevados: 3.75 numa escala de 0 (nunca) a 6 (sempre). Seguem-se-lhe ciências exatas (3.54), ciências da saúde (3.46) e ciências sociais e humanas (3.18).

 

Fonte: 
Público
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock