Estudo

Burnout associado a fibrilação atrial

De acordo com um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, é possível que o burnout esteja associado a um distúrbio do ritmo cardíaco potencialmente fatal.

O estudo, realizado por uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou mais de 11 mil indivíduos quanto à presença de burnout , raiva, uso de antidepressivos e baixo apoio social. Durante 25 anos foram avaliados determinados paramêtros, inclusive a associação entre esta síndrome e o desenvolvimento de fibrilação atrial.

De acordo com esta investigação, foi possível verificar que os participantes com os níveis mais altos de burnout  apresentaram um risco 20 por cento maior de desenvolver fibrilação atrial ao longo do acompanhamento, quando comparados com aqueles com pouca ou nenhuma evidência da síndrome.

Embora se admita que são necessários mais estudos para compreender melhor esta relação, os cientistas acreditam que o burnout  está associado ao aumento da inflamação e a uma ativação aumentada da resposta fisiológica ao stress do corpo.

A síndrome de burnout  geralmente é causada por stress prolongado e profundo no trabalho e distingue-se da depressão, caraterizada por sentimentos de culpa e baixa autoestima.

 

Fonte: 
Medical Xpress
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay