Bolsas de Doutoramento Nuno Grande

Até 2024, a iniciativa atribuía apenas uma bolsa anual de 25 mil euros e destinava-se aos alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. A partir de 2025, passam a ser atribuídas três bolsas de 25 mil euros cada e a abrangência alarga-se, pela primeira vez, a todas as universidades portuguesas.
Henrique Cyrne Carvalho, presidente do júri, salienta que as Bolsas se têm distinguido pela diversidade de áreas apoiadas, “todas com uma forte aplicação clínica. Na edição de 2025 esperamos, naturalmente, receber propostas que acompanhem a evolução da Medicina e respondam a desafios urgentes e emergentes, desde a saúde global e a aplicação da inteligência artificial na prática clínica, até à genética, medicina de precisão, terapias biológicas, entre tantas outras áreas de grande potencial”.
Criadas em 2022 pela família de Nuno Grande, pelo ICBAS e pela Fundação Bial, as Bolsas prestam homenagem ao médico, investigador e professor que fundou aquele Instituto e manteve uma ligação de mais de duas décadas à Fundação Bial.
Desde a sua criação, as Bolsas têm reconhecido projetos de elevada relevância científica, incluindo os trabalhos distinguidos em:
– 2024, de Leonardo Moço (Hemato-oncologia);
– 2023, de João Moura (Encefalites);
– 2022, de Daniel Oliveira (Lúpus).
As candidaturas estão disponíveis online e toda a informação pode ser consultada aqui.
