Medidas de responsabilidade ambiental e de saúde

Biogen vai investir 250 milhões na eliminação de combustíveis fósseis

A Biogen, empresa de biotecnologia pioneira nas Neurociências, acaba de assumir o compromisso de eliminar até 2040 os combustíveis fósseis das suas operações a nível mundial, assim como de colaborar com diversas instituições com o propósito de melhorar a saúde das populações, sobretudo das comunidades mais vulneráveis. Estas duas iniciativas estão integradas no programa de responsabilidade Healthy Climate, Healthy Lives, no qual a empresa prevê investir 250 milhões de dólares (mais de 214 milhões de euros).

Após ser uma das primeiras empresas do setor neutras em carbono, a Biogen torna-se agora a primeira empresa da lista Fortune 500 a comprometer-se em descontinuar a utilização de combustíveis fósseis nos próximos 20 anos. Para atingir esta meta, a biotecnológica norte-americana definiu um plano de medidas a adotar a partir de 2021, e que passam por passar a utilizar até 2040 somente fontes de energia renováveis em todas as operações da empresa e apoiar os seus fornecedores a adotar medidas de eliminação de combustíveis fósseis. A Biogen prevê ter 80% dos seus fornecedores comprometidos até 2025, estimando que 50% destes estejam a utilizar apenas fontes de eletricidade renováveis até 2030, aumentando para 90% até 2040.

Por outro lado, a empresa vai substituir a sua atual frota por mais de 1500 veículos elétricos até 2025, bem como instalar sistemas de carregamento destes automóveis em mais de 30 localizações, entre outras iniciativas.  

“Anualmente mais de 9 milhões de pessoas morrem em todo o mundo com condições derivadas da poluição emitida por combustíveis fósseis, um cenário que nos obriga a refletir sobre a nossa forma de vida, de trabalhar, e inclusive de consumir energia. Foi com este insight em mente, e tendo como base uma estratégia global de longo prazo da Biogen para lidar com as alterações climáticas e o seu impacto no ambiente e saúde, que surgiu o programa Healthy Climate, Healthy Lives, com o qual pretendemos estar na linha da frente na construção de um futuro mais sustentável e com menos disparidades em saúde junto das diversas populações do mundo”, afirma Anabela Fernandes, Diretora Geral da Biogen Portugal

Além das medidas enumeradas, a Biogen está ainda a colaborar com diversas instituições, tais como o MIT e a Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade de Harvard, no sentido de encontrar estratégias de mitigação do impacto ambiental e de saúde das alterações climáticas, de promover a implementação de políticas de saúde dirigidas especialmente às comunidades mais vulneráveis, e de apoiar unidades de saúde com poucos recursos.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock