25 mil euros para investigação na área da microbiota intestinal

Biocodex Microbiota Foundation atribui bolsas de investigação no valor 225 mil euros

Estão abertas as candidaturas às bolsas Nacional e Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuídas pela Biocodex Microbiota Foundation, no valor total de 225 mil euros. O tema escolhido para os projetos candidatos à edição 2022-2023 da Bolsa Nacional é a "Microbiota na saúde mental e no envelhecimento". O prémio, de 25 mil euros, visa distinguir o melhor trabalho de investigação na área da Microbiota realizado por clínicos/investigadores de instituições científicas e tecnológicas portuguesas (instituições académicas, centros de investigação, hospitais, unidades de saúde, etc.).

As candidaturas devem ser enviadas, até ao dia 16 de dezembro de 2022, para o endereço de e-mail: [email protected].  

Os projetos vão ser avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal e devem ter uma duração máxima de 18 meses. O vencedor será informado pelo Presidente do júri até um mês antes da concessão da bolsa de estudos. Consulte o regulamento e o formulário. 

O prazo para a entrega de candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota termina no próximo dia 30 de novembro e tem como tema “os novos metabólitos derivados de microbiota e seu impacto funcional na mucosa intestinal”. Ao prémio, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se, segundo o regulamento, médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica. 

Prémio Henri Boulard – Candidaturas abertas até 15 de setembro 

Estão também abertas, até ao próximo dia 15 de setembro, as candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Henri Boulard de Saúde Pública, atribuído pela Biocodex Microbiota Foundation (BMF). Este ano, o Prémio tem um valor de 30 mil euros, repartido de forma equitativa pelos três projetos mais inovadores na melhoria das condições de saúde pública em doenças relacionadas com o desequilíbrio da microbiota intestinal humana. Destina-se exclusivamente a projetos desenvolvidos em alguns países subdesenvolvidos da Ásia, África e da América Latina. 

O júri vai avaliar projetos que tenham um impacto positivo na saúde a nível local, por exemplo, por meio da educação e consciencialização em saúde, novas infraestruturas, projetos agrícolas ou de purificação de água. Os candidatos têm de ser profissionais de saúde e o projeto deve ser submetido em nome de uma associação, organização de pesquisa, hospital ou instituição.  

O Prémio é uma homenagem ao cientista francêsHenri Boulard, que conseguiu identificar e isolar a estirpe única SaccharomycesboulardiiCNCM I-745®, o que tem permitido, desde então, salvar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.  

Consulte aqui o regulamento, o prazo e o formulário para as candidaturas. 

 

Fonte: 
PR Influencer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock