245 mil para investigação e projetos que melhorem as condições de saúde pública

Biocodex Microbiota Foundation abre candidaturas a bolsas e prémio

A Biocodex Microbiota Foundation tem candidaturas abertas para a atribuição de duas bolsas para projetos de investigação e um prémio que recompensa projetos inovadores que visam proporcionar uma melhoria para a saúde pública em condições ligadas ao desequilíbrio da microbiota intestinal humana, no valor global de 245 mil euros.

"Microbiota e ABCD – Doença Crónica Baseada na Adiposidade” – é o tema escolhido para a 3.ª edição da Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, com um prémio no valor de 25 mil euros. As candidaturas estão abertas até ao dia 16 de dezembro de 2021 e o prémio destina-se ao melhor trabalho de investigação que seja apresentado por clínicos/investigadores que trabalhem em instituições científicas e tecnológicas portuguesas. 

Até 30 de novembro de 2021 estão também abertas as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação, com um prémio de 200 mil euros e ao qual podem concorrer médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica.

Este ano, o Comité Científico Internacional escolheu o tema “Structure and Function of the Gut Microbiota Resistome”. O objetivo é que os projetos explorem o papel funcional dos genes de resistência a antibióticos no microbioma intestinal, com foco em microrganismos anaeróbios difíceis de avaliar na microbiologia clínica de rotina.

O Prémio Henri Boulard de Saúde Pública, criado este ano pela Biocodex Microbiota Foundation, tem como objetivo distinguir dois projetos que aprofundem o compromisso com a melhoria da saúde pública em todo o mundo. Este Prémio, no valor de 10 mil euros para cada vencedor, pretende também homenagear o cientista francês que identificou e isolou a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745® que a Biocodex produz há mais de 50 anos para o tratamento da diarreia.

As candidaturas ao Prémio Henri Boulard de Saúde Pública estão abertas até final de novembro e os dois projetos premiados serão escolhidos por um júri internacional independente. Os candidatos têm de apresentar projetos inovadores que possam proporcionar melhores condições de saúde pública em condições patológicas ligadas ao desequilíbrio da microbiota intestinal humana. Destina-se exclusivamente a projetos desenvolvidos em alguns países subdesenvolvidos da Ásia, África e da América Latina.

Este novo prémio destaca apenas projetos que tenham um impacto positivo na saúde a nível local, por exemplo, por meio da educação e consciencialização em saúde, novas infraestruturas, projetos agrícolas ou de purificação de água.

 

Fonte: 
PR Influencer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Biocodex Microbiota Foundation