Banda desenhada acessível a invisuais? ONCE, Dentsu Creative e AWS tornaram-no possível

A ComicCast foi apresentada em Málaga, na San Diego Comic-CON, com uma demonstração ao vivo onde pessoas invisuais puderam testar esta tecnologia em primeira mão.
O protótipo foi treinado com uma das mais icónicas bandas desenhadas da história de Espanha: Mortadelo e Salaminho. Segundo Nuria Ibáñez, filha de Francisco Ibáñez, o famoso cartoonista e criador das divertidas histórias de Mortadelo e Salaminho e de muitas outras, "colaborar num projeto que aproxima o universo da banda desenhada das pessoas invisuais é algo que o meu pai teria adorado".
"Na ONCE, celebramos especialmente esta inovação que democratiza o acesso à banda desenhada para pessoas com deficiência visual," comentam Cristian Sainz de Marlés, responsável pelo departamento de trabalho digital e acessibilidade da ONCE e Marcelo Rosado, diretor da ONCE em Málaga. "A ComicCast não é apenas uma ferramenta tecnológica; representa um passo decisivo em direção à inclusão plena na cultura e no entretenimento. Este é o caminho a seguir: a inovação tecnológica ao serviço da igualdade de oportunidades."
Segundo María José Vázquez Gómez, Diretora-Geral de Creativide da Dentsu Creative em Espanha: "na Dentsu Creative, acreditamos no poder transformador da criatividade como um motor que impulsiona a tecnologia para soluções inovadoras que melhoram a vida das pessoas."
Uma nova forma de “ver” através da Inteligência Artificial
A ComicCast é uma aplicação móvel que recorre a IA disponibilizada pela AWS e que interpreta, em tempo real, as páginas de qualquer romance gráfico ou banda desenhada em formato físico e as converte em áudio descritivo: com o tom e o estilo da obra e contexto adicional para ajudar os utilizadores a compreender a situação. Através da tecnologia de cloud, as empresas colaboradoras conseguiram levar a cultura e a riqueza narrativa de um meio que combina imagens, textos, onomatopeias e recursos visuais a um público que — até agora — tinha acesso limitado a este tipo de conteúdo artístico. Apesar das soluções de leitura existentes, como audiobooks, sistemas de escrita Braille ou leitores de ecrã, nenhuma destas ou de outras opções tinha conseguido ir tão longe na reprodução 'com tal fidelidade' das nuances fundamentais das histórias, e manter a expressão e o tom dos diálogos.
O funcionamento da ComicCast é muito simples: os utilizadores precisam apenas de posicionar o seu dispositivo móvel sobre uma página da banda desenhada escolhida. A partir desse momento, inicia-se um processo de interpretação, onde a IA disponibilizada pela AWS analisa a estrutura da página, identifica os painéis, extrai o texto, deteta onomatopeias e compreende o contexto narrativo.
Para permitir esta experiência imersiva, a aplicação recorre a dois modelos de IA generativa: o Amazon Nova Pro e o Claude da Anthropic. Ambos estão disponíveis no Amazon Bedrock, o serviço da AWS que simplifica o acesso a uma seleção de modelos de base (foundation models, ou FM) de alto desempenho para a criação de aplicações de IA generativa. O Amazon Nova e o Claude são modelos peritos na análise visual completa, na compreensão de cenas, no acompanhamento de personagens e na geração de descrições narrativas. No ComicCast estes dois modelos são complementados pelo ElevenLabs, que gere a síntese e o mapeamento de voz para cada personagem e integra efeitos sonoros que enriquecem a experiência auditiva.
O resultado é um áudio melhorado que capta a narração dos diálogos com diferentes vozes e entoações para cada personagem e que incorpora efeitos sonoros que reproduzem onomatopeias e outros recursos gráficos. Em suma, é criada uma narrativa fluida e coerente que transforma a leitura visual numa experiência auditiva imersiva.
"A ComicCast representa um marco na aplicação prática da IA para melhorar a vida das pessoas," enfatiza Suzana Curic, country lead da AWS para a Ibéria. "Através do uso da nossa tecnologia de cloud, conseguimos criar uma solução que não só torna o conteúdo acessível, mas preserva a essência e a magia da banda desenhada. Este projeto demonstra que, quando a tecnologia é colocada ao serviço da inclusão, podemos criar soluções verdadeiramente inovadoras que impactam positivamente a sociedade. Na AWS, orgulhamo-nos de colaborar com parceiros que partilham a nossa visão de usar a tecnologia para tornar o mundo mais acessível para todos."