Alimentando 29 prematuros no norte do país

Banco de Leite Humano do Norte já recebeu mais de 150 litros de leite humano

O leite doado ao Banco de Leite Humano do Norte (BLHN), sediado no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), alimenta bebés prematuros dentro e fora do hospital. O BLHN já recebeu mais de 150 litros de leite humano, distribuídos por 29 prematuros do Norte do país.

Com o objetivo de distribuição do leite humano por todos os bebés prematuros do norte do país, o BLHN distribui o leite doado dentro e fora do CHUSJ, concretizando uma rede sinérgica entre hospitais públicos do Norte de Portugal.

Tendo em conta que apenas 1 em cada 3 mães de bebés extremamente prematuros são capazes de manter a lactação suficiente para satisfazer as necessidades destes, os restantes lactentes beneficiam da ingestão de leite humano de dadoras.

O BLHN nasceu em setembro de 2022 no CHUSJ, com instalações e equipamentos altamente diferenciados e inovadores no país, com o propósito de disponibilizar, com toda a segurança, o melhor alimento para os bebés mais frágeis internados em Unidades de Neonatologia da zona Norte.

As vantagens do leite humano são amplamente reconhecidas, com ganhos em saúde universalmente aceites, pelo que, na impossibilidade de a mãe amamentar o bebé, o leite de dadora colmata as necessidades nutricionais, com comprovada eficiência na progressão alimentar e na diminuição de complicações digestivas graves e de infeções.

O “processo de recrutamento” de dadoras de leite humano é anónimo e confidencial. Mais informações disponíveis aqui.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)