Balanço da campanha “O seu filho tem um dedo que adivinha”

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza entre os dias 6 e 7 de novembro, no Centro Ismaili de Lisboa, o seu 7º Congresso Nacional, que reúne especialistas, profissionais de saúde e pessoas com diabetes para dois dias de debate, formação e partilha de conhecimento. No dia 7 de novembro, pelas 9 horas, serão apresentados os resultados do projeto “O seu filho tem um dedo que adivinha”, inserido no projeto europeu EDENTIF1, um estudo de rastreio da diabetes tipo 1 na população pediátrica.
O programa científico do congresso abrange uma ampla variedade de temas, desde insulinoterapia e monitorização contínua da glicose, cuidados com o pé diabético, uso de bombas de insulina e novas tecnologias aplicadas à gestão da diabetes, até questões mais abrangentes como a abordagem social da doença, motivação e autogestão, e os desafios da transformação digital na saúde.
“Este ano, o Congresso Nacional chega com novas temáticas, novos ângulos, para encontrar respostas com o fim de sempre. Os números relacionados com a diabetes em Portugal continuam a ser preocupantes e é nosso dever explorar todas as frentes, da clínica à social, para melhorar a vida de mais de um milhão de pessoas em Portugal.”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.
O evento será marcado pela sessão “Além-Fronteiras”, com a participação da especialista Asma Ahmed, que vai abordar a importância da prevenção da diabetes em contexto comunitário, com a sessão “Diabetes prevention in community setting”. A abordagem social da diabetes também será discutida na mesa-redonda “Abordagem social da Diabetes: que rumo?”.
Serão ainda discutidos o “Percurso do pé diabético”, que analisará o trajeto da pessoa com pé diabético desde o diagnóstico, processo de referenciação e tratamento, e o “Futuro da Saúde Digital”, que explorará o papel da inteligência artificial e da transformação tecnológica na melhoria do acompanhamento clínico. As novidades sobre obesidade, diabetes e risco cardiovascular, bem como a relação entre “Diabetes e Fígado” estarão também em destaque.
Com uma programação que alia rigor científico, inovação tecnológica e humanização dos cuidados, o 7º Congresso Nacional da APDP reforça o compromisso da Associação em promover a literacia em saúde e a qualidade de vida das pessoas com diabetes. Para mais informações sobre o evento consulte o site oficial, aqui.
