Receitas vão reverter a favor da Associação Amigas do Peito

AXN WHITE promove iniciativa de sensibilização pela luta contra o cancro da mama

“Luta Rosa, Pensa Rosa.” é o desafio do canal AXN White durante o mês de Outubro, apresentando um amplo programa de atividades com dois objetivos: sensibilizar para a prevenção do cancro da mama e lembrar que este impacta, não só o doente, como o seus pares e família numa luta conjunta. As receitas deste movimento vão reverter a favor da Associação Amigas do Peito.

Pelo segundo ano consecutivo, o AXN White vai associar-se à causa Outubro Rosa mas, em 2021, o canal pretende elevar esta campanha e movimento para outro nível. A campanha conta com um conjunto alargado de ativações ao abrigo das Family Talks, uma iniciativa de comunicação que, ao longo do ano, aborda temas estruturantes da atualidade e da sociedade numa conversa entre o canal e os portugueses, inspirando-os com pessoas especiais.

Assim, durante o mês de outubro, o AXN White adapta o seu logótipo - substituindo o “X” por um laço rosa reinventado, ícone da Luta Contra o Cancro. Também os seus conteúdos publicitários vão transformar-se em campanha de sensibilização, alertando para a doença oncológica e de como, na grande maioria das vezes, o rastreio poderá fazer toda a diferença. Além do canal, as redes sociais do AXN White vão vestir-se de rosa, dando também palco à sensibilização e prevenção junto das comunidade de fãs.

Como parte desta dinâmica, o AXN White dinamiza ainda a exposição fotográfica “Luta Rosa. Pensa Rosa.”, uma mostra digital e física criada pela fotógrafa Inês Costa Monteiro. Já a marca portuguesa de joalharia M’ Choices junta-se a esta iniciativa com o lançamento de uma edição limitada de um colar que simboliza a importância do diagnóstico precoce da doença. Todas as receitas deste movimento vão reverter a favor da Associação Amigas do Peito.

A exposição estará presente em dois centros comerciais do País, o Alameda Shop & Spot, no Porto, de 2 a 17 de outubro, e no Loureshopping, em Loures, de 18 a 31 de outubro. Nestas peças, compostas por 18 fotos, é retratado o lado lutador e persistente de cada um dos pacientes de cancro da mama, aqui transformados em modelos fotográficos. O AXN White quis ainda alargar esta sensibilização para os familiares e amigos de cada um dos doentes e ex-doentes, colocando o foco também as pessoas importantes para este processo. Desde casos com cirurgias complexas, reconstituições mamárias, um homem com mastectomia de intervenção e de prevenção, esta exposição retrata a realidade como esta é.

A marca portuguesa M’ Choices criou uma peça única, o colar “Luta Rosa, Pensa Rosa”, vendido apenas durante este mês de outubro, numa edição limitada. Um esboço de um par de mamas simboliza que esta luta deve estar sempre ao peito, promovendo a apalpação como primeira medida de autoavaliação. O colar estará à venda no site oficial mchoices.pt com o valor de 12.90 € + IVA, as receitas revertem na totalidade para a Associação Amigas do Peito.

Marta Trigoso, Marketing Manager dos canais AXN afirma que “é importante dar palco e voz a esta doença, demonstrando que nas dores, nos tratamentos, nas más noticias, mas também nas pequenas vitórias do dia a dia, estas pessoas não estão sozinhas. Há toda uma comunidade que tem de ser alertada para este problema pois é muito mais comum do que gostaríamos de imaginar. Cada fotografia aqui reflete a cumplicidade destas pessoas com os seus pais, mães, maridos, filhas e amigas, transmitindo uma onda de esperança e amor inigualável”.

"Este ano resolvemos iniciar o mês de outubro, mês de eleição da saúde da mulher a nível global com uma exposição fotográfica de Uli Schmidt, grande amigo da nossa Associação, pela grande sensibilidade que demonstra ter ao captar no rosto de mulheres a sua resiliência, sofrimento, angústia, paixão, medo, dor e também felicidade. O Outubro Rosa visa alertar a população sobre o cancro de mama consciencializando, quer os governantes quer a população feminina, para a necessidade de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento reduzindo assim os índices de letalidade", afirma Emilia Vieira, Presidente da Associação Amigas do Peito.

A iniciativa “Family Talks - Luta Rosa, Pensa Rosa” é mais do que uma campanha: é um movimento que pode, pelo menos, ajudar a fazer a diferença na deteção precoce do cancro da mama. Marta Trigoso reforça ainda que “segundo dados da Liga Portuguesa Contra o cancro, em Portugal, são anualmente detetados cerca de 6.000 novos casos e, durante a pandemia, houve menos 400 mil rastreios de cancro de forma geral. Por isso, toda a sociedade civil, empresas e marcas devem continuar a juntar-se a esta causa. O cancro tem um rosto e não é assim tão diferente do nosso, por isso, desafiamos todos a pensar e a lutar rosa.”

As Family Talks são iniciativas do AXN White que arrancou este ano e pretende levar aos espectadores temas que lhes são próximos através de eventos, parcerias e ações diferentes e que vão muito além dos conteúdos do canal. Depois de quebrar estigmas sobre as madrastas, o canal foca-se agora num tema relacionado com a saúde, desta feita, a luta do cancro da mama.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AXN WHITE