Para comunidades carenciadas ou sub-representadas

AWS lança novo programa para empresas que desenvolvam soluções na área da saúde

A AWS vai disponibilizar 40 milhões de computing credits para empresas que desenvolvam soluções na área da saúde com o objetivo de reduzir as desigualdades no acesso ao setor.

Acreditando que a saúde individual é uma prioridade e que não deve depender de fatores socioeconómicos, estatutos sociais ou etnia, Amazon Web Services (AWS) acaba de lançar um programa global que vem apoiar organizações que trabalham para melhorar as soluções na área da saúde das comunidades carenciadas ou sub-representadas.

Nesse sentido, a AWS vai disponibilizar serviços e conhecimentos técnicos no valor de 40 milhões de dólares (computing credits), durante três anos, às organizações que se comprometam a desenvolver soluções na área da saúde.

Este programa está aberto a organizações em todo o mundo que queiram tirar partido da AWS em qualquer uma das seguintes áreas:

1. Aumentar o acesso aos serviços de saúde para comunidades carenciadas. Atualmente, aproximadamente metade da população mundial não tem acesso aos cuidados básicos de saúde. Os projetos que se concentram em populações carenciadas de todo o mundo vão ser elegíveis para o programa. Isto poderia incluir o desenvolvimento de ferramentas como a telemedicina para alcançar comunidades isoladas e marginalizadas, monitorização remota de pacientes, aumento da disponibilidade e do impacto dos profissionais de saúde, e muito mais.

2. Abordagem dos condicionantes sociais da saúde: Os condicionantes sociais da saúde (SDoH) são as condições ambientais em que as pessoas nascem, vivem, aprendem, trabalham, divertem, rezam, e envelhecem que afetam um vasto conjunto de resultados e riscos para a saúde. Pode-se incluir exemplos como habitação segura, transporte, educação, acesso a alimentos nutritivos, ar puro, água limpa, e muito mais. A investigação demonstra que a melhoria destes fatores não médicos é fundamental para reduzir as desigualdades na saúde. Assim, vão ser elegíveis para este programa soluções que aproveitem a tecnologia para abordar os condicionantes sociais, económicos e ambientais mais abrangentes, que influenciam os resultados na área da saúde.

3. Impulsionar uma cultura de dados para promover sistemas de cuidados mais equitativos e inclusivos: As lacunas nos dados de saúde contribuem para as desigualdades quando as médias nacionais e globais, e os relatórios estatísticos de saúde não representam grupos diversos. Os projetos elegíveis que abordam estas lacunas podem incluir a criação ou consolidação de conjuntos de dados para aumentar a representação nos sistemas de saúde, a ligação a dados de condicionantes sociais da saúde para criar conjuntos de dados mais consistentes e informativos, ou o restabelecimento de conjuntos de dados existentes para melhorar a precisão sobre raça, etnia, género, deficiência, ou outros pontos de dados que vão ajudar a promover a equidade na saúde para todos.

A aplicação de tecnologia moderna aos sistemas de saúde não é uma solução milagrosa para acabar com a desigualdade na saúde, mas pode acelerar a investigação e inovação neste setor, nivelar as condições de acesso aos cuidados, ajudar a fornecer informação de confiança às pessoas quando e onde precisam dela, racionalizar as cadeias de abastecimento, e muito mais.

O lançamento deste novo programa baseia-se no trabalho da AWS com os seus atuais clientes que estão a impulsionar as tecnologias AWS para apoiar os seus programas de equidade na saúde, incluindo:

National Health IT Collaborative for the Underserved (NHIT): No início deste ano, a organização sem fins lucrativos lançou o Centro de Fusão de Dados, com base na AWS, para ajudar a enfrentar os desafios de dados intergovernamentais e para traduzir os dados condicionantes sociais da saúde em perspetivas implementáveis. Através do Centro, a indústria, o meio académico e as comunidades podem descobrir, explorar, e visualizar os fatores relacionados com as condicionantes sociais da saúde e a equidade da saúde e o seu impacto. Por exemplo, um utilizador pode elaborar um relatório sobre o acesso à banda larga, transporte e insegurança alimentar, e sobrepor esses conjuntos de dados para obter uma compreensão mais flexível de como estes diferentes pontos (ou conjuntos) de dados dos condicionantes sociais da saúde, interagem.

HealthImpact's Trust A Nurse, Ask A Nurse: Esta entidade sem fins lucrativos está a estabelecer parcerias com organizações comunitárias na Califórnia para disponibilizar gratuitamente enfermeiros registados, especialmente em comunidades com poucos recursos e comunidades de cor. Os enfermeiros estão disponíveis através de um novo serviço de telemedicina que fornece apoio e educação sobre a COVID-19 e opções de vacinas. A plataforma de telemedicina é operada pela Hippo Health, que se baseia na AWS, e a Telehealth Consulting Services fornece conhecimentos especializados nestes temas.

Rush University Medical Center Population Health Analytics Hub: O centro médico de Chicago é líder, reconhecido nacionalmente, em qualidade e equidade na saúde e está a desenvolver um centro analítico para abordar os determinantes clínicos e sociais da saúde que conduzem à morbilidade e mortalidade cardiovascular prematura. O projeto baseia-se no centro analítico COVID-19 Rush que recorreu à AWS durante a pandemia para integrar dados operacionais e de pacientes para uma intervenção rápida e direcionada.

"O Rush está profundamente empenhado em melhorar a saúde das comunidades com poucos recursos que servimos - está no nosso ADN. Sabemos que as condições no seio destes bairros da zona ocidental de Chicago e o acesso a cuidados de saúde para doenças comuns são os fatores de morte prematura", afirma Dr. Omar Lateef, presidente e CEO do Centro Médico da Universidade de Rush. "O Centro de Análise de Saúde da População de Rush será uma ferramenta chave para notificar sobre intervenções significativas e avaliar o progresso sobre os determinantes clínicos e sociais da saúde. Desta forma, a assistência da AWS melhora a nossa missão de diminuir a lacuna entre as mortes e continuar a desenvolver a equidade na saúde".

Este novo programa oferece às organizações outra forma de acederem aos créditos e conhecimentos técnicos da AWS para avançarem nas suas missões. No início de 2020, a tecnológica estabelece a AWS Diagnostic Development Initiative (DDI) e assim ajudou organizações em todo o mundo a aplicar o poder da cloud para acelerar a investigação e desenvolvimento do diagnóstico COVID-19. Através desta iniciativa, a AWS comprometeu-se a investir 20 milhões de dólares em computing credits e conhecimentos especializados para apoiar os clientes que utilizam a AWS para impulsionar inovações de diagnóstico. Até agora, a AWS apoiou 87 organizações em 17 países, desde organizações sem fins lucrativos e instituições de investigação a startups e grandes empresas. Este trabalho irá continuar em paralelo com o novo programa global de equidade na saúde.

O prazo para apresentação de candidaturas termina a 15 de novembro de 2021. 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay