Medidas de restrição devem apertar

Aumento de casos da variante britânica preocupa a OMS

Segundo a diretora regional da OMS para Emergências na Europa, Dorit Nitzan, a situação na região é mais preocupante agora do que alguma vez foi. Por isso, alerta que são necessárias novas medidas de restrição para conter a pandemia.

Segundo a OMS, foram registados 1,6 milhão de novos casos e quase 24 mil mortes no continente, na semana passada. Números que contrastam com as semanas anteriores onde o número de novas infeções não chegava a um milhão de casos.

Para o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Henri Kluge, “não é hora de relaxar” sendo necessários sacrifícios para conter o vírus.

Atualmente, cerca 27 países europeus aplicam restrições de intensidade variável, 21 dos quais impuseram recolher obrigatório. Nas últimas duas semanas, 23 Estados endureceram as medidas para conter a propagação da pandemia, enquanto 13 abrandaram as restrições.

Face à situação, Kluge pede “ação rápida” e a implementação de “medidas sociais e de saúde pública” até que avance a campanha de vacinação.

A OMS considerou que os encerramentos da vida pública e da atividade económica deveriam ser usados "enquanto a doença exceder a capacidade dos serviços de saúde para cuidar adequadamente dos pacientes e para acelerar a provisão dos sistemas de saúde locais e nacionais".

A OMS acrescentou que os casos estão a aumentar em todas as faixas etárias, exceto naqueles com mais de 80 anos, que em sua opinião mostram "os primeiros sinais do impacto da vacinação".

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay