Licenciatura com 6 certificações profissionais

Atlântica oferece bolsas de estudo a Bombeiros Voluntários

A Atlântica – Instituto Universitário vai atribuir duas bolsas de estudo para Bombeiros Voluntários que queiram ingressar na Licenciatura em Gestão da Segurança, Emergência e Proteção Civil. A iniciativa foi anunciada ontem, no âmbito da cerimónia de apresentação deste novo curso, que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

“Tal atribuição visa especificamente premiar o esforço, o desempenho e a dedicação de uma classe profissional que se tem revelado essencial no apoio às populações, contribuindo para um reforço das suas qualidades”, refere Carlos Guillén Gestoso, presidente da EIA – Ensino, Investigação e Administração S.A., entidade instituidora da Atlântica – Instituto Universitário.

As bolsas de estudo destinam-se a Bombeiros Voluntários em Associações de Bombeiros sedeadas no Distrito de Lisboa e têm como objetivo apoiar o prosseguimento dos estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de meios, se vêm impossibilitados de o fazer.

As bolsas de estudo serão atribuídas aos candidatos selecionados por um júri composto por um representante da EIA/Atlântica – Instituto Universitário, da Escola Nacional de Bombeiros, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação da Estudantes.

“A atribuição de duas bolsas para Bombeiros Voluntários, é um momento fantástico de valorização da nobre missão de todos os Bombeiros, que a Atlântica – Instituto Universitário pretende reconhecer, evidenciar e agradecer”, refere Ricardo Tojal Ribeiro, coordenador da Licenciatura em Gestão da Segurança, Emergência e Proteção Civil e elemento de júri desta iniciativa.

“Esta licenciatura, com as suas seis certificações profissionais, assume uma visão pluridisciplinar do setor, incrementando um conhecimento profundo nos dois principais vetores da atividade da Segurança, da Emergência e da Proteção Civil que são, o planeamento e a gestão da emergência”, acrescenta o mesmo responsável. “Ambos os fatores diferenciam claramente este curso e transforma-o num desafio académico de excelência, garantindo aos nossos diplomados, um perfil de saída com uma elevada competência e empregabilidade de alto nível”, sublinha.

A nova Licenciatura em Gestão da Segurança, Emergência e Proteção Civil é direcionada para os atuais e futuros (dirigentes, coordenadores, técnicos e comandantes) das entidades que estão descritas como agentes (ou com especial dever de colaboração) de proteção civil, mas também para todos os que queiram desenvolver a sua atividade no sector da segurança coletiva publica ou privada, seja na saúde e segurança no trabalho, em grandes eventos ou grandes empresas.

O referido curso confere um total de seis certificações profissionais: Formação de Formadores, Curso de Quadros de Comando e Oficiais de Bombeiros, Coordenador Municipal de Proteção Civil, Técnico Superior de Segurança no Trabalho, Diretor de Segurança e Tripulante de Ambulância de Socorro.

Fonte: 
Like Brands
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay