31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Associação RESPIRA lança campanha de sensibilização para os malefícios do tabaco

A RESPIRA assinala o Dia Mundial Sem Tabaco através de uma campanha de sensibilização: “Depois de um cigarro nada fica igual. Previna a DPOC. Não fume!”. A iniciativa tem como objetivo alertar para os malefícios do tabagismo e a realização de espirometrias gratuitas.

Através de uma parceria, fumadores e ex-fumadores, poderão, entre os dias 23 e 31 de maio, realizar uma avaliação à sua saúde respiratória.

“A DPOC é uma doença que se manifesta, entre outros sintomas, pela falta de ar, é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90% dos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, em Portugal. O seu diagnóstico, realizado através de uma espirometria, pode prevenir estadios avançados da doença e permitir uma melhor qualidade de vida”, explica José Albino, Presidente da RESPIRA.

“Fumar é a primeira causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos. Não adquirir o hábito de fumar e ou deixar de o fazer é benéfico para a pessoa e representa ganhos em saúde. É por isso importante desenvolvermos campanhas de sensibilização, principalmente dirigidas aos mais jovens, pois a grande maioria dos fumadores portugueses iniciam o consumo entre os 12 e os 20 anos”, conclui o Presidente da RESPIRA.

Estudos recentes apontam que 800 mil portugueses sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e que em 2030 esta patologia representará a 3ª causa de morte a nível mundial.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.