2.2 milhões de pessoas têm deficiência visual

Associação portuguesa participa na elaboração do primeiro relatório mundial sobre a visão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou este mês o seu primeiro relatório mundial sobre a visão. A elaboração deste documento contou com a colaboração da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

O principal objetivo do relatório passa por aumentar a consciencialização da sociedade para os problemas que afetam a saúde da visão, assim como sensibilizar a classe política para a necessidade de fortalecer os cuidados de saúde a nível mundial, nomeadamente no investimento nos cuidados de saúde primários.

Um dos principais pontos sublinhados neste documento, refere o presidente da APLO, Raúl de Sousa, “é o facto da Optometria ainda não ser reconhecida como uma profissão importante na prestação de cuidados primários para a saúde da visão em diversos países, entre eles Portugal”. E acrescenta: “Esta integração é fundamental para assegurar mais e melhor prevenção, deteção precoce, tratamento e reabilitação dos problemas que afetam a nossa visão, ao mesmo tempo que a distribuição das diversas classes profissionais que prestam cuidados para a saúde da visão, entre elas os optometristas formados pelas universidades públicas portuguesas, deveria respeitar as necessidades da população”.

O relatório revela ainda que mais de 2.2 mil milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo que mil milhões desses casos poderiam ter sido prevenidos ou tratados.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock