“Um Olhar Informado Sobre o Cancro da Próstata em Portugal”

Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata organiza mesa redonda sobre a doença oncológica

No âmbito da iniciativa “Homens Bem Informados”, a Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata (APDP) organiza, com o apoio da Astellas, uma mesa redonda para debater o cancro da próstata, com dois painéis de especialistas convidados. O evento tem como tema “Um Olhar Informado Sobre o Cancro da Próstata em Portugal” e será transmitido via streaming na sua página oficial no dia 12 de outubro, às 18h30, tendo como objetivo apresentar a campanha europeia “Let’s Talk About Prostate Cancer” e debater a realidade nacional do cancro da próstata.

Com início marcado para as 18h30, o evento, no qual será feita uma breve contextualização sobre a iniciativa, vai contar com o contributo de vários especialistas que vão participar em dois debates.

O “Cancro da Próstata e a realidade nacional: Necessidades e desafios”, contará com José Graça, da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata; os especialistas André Mansinho da Sociedade Portuguesa de Oncologia e Luís Abranches Monteiro da Associação Portuguesa de Urologia.

O Painel de Debate seguinte – sob o tema “Tornar o Cancro da Próstata uma Prioridade em Portugal” -, conta com a presença do médico Luís Campos Pinheiro, representante da Ordem dos Médicos; Maria Antónia Santos da Comissão de Saúde; Margarida Oliveira do Infarmed e José Dinis, Diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas.

A iniciativa “Homens Bem Informados” surgiu a propósito da campanha europeia “Let’s Talk About Prostate Cancer” e tem como rosto o apresentador de televisão Hélder Reis. O objetivo desta campanha passa por sensibilizar a população portuguesa, em especial a masculina, para esta doença através de conteúdo informativo disponível no site da Astellas e na página de Facebook “Homens Bem Informados”. Nestas plataformas é possível encontrar informação sobre este tipo de cancro, incluindo sintomas, fatores de risco e formas de diagnóstico.

O cancro da próstata é a segunda principal causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos, sendo que 2 em cada 11 homens em Portugal são afetados por esta doença. Em 2020, foram diagnosticados em Portugal cerca de 7.000 novos casos. É atualmente mais letal para os homens do que o cancro da mama para as mulheres, tendo sido responsável por mais de 100.000 mortes na Europa em 2020. Em todo o mundo, surgiram cerca de 1,5 milhões de novos diagnósticos no mesmo ano.

 

 

 

 

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APDP e Astellas