Iniciativa

Associação Portuguesa de Nutrição promove alimentação saudável através de “Conversas no Mercado”

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) organiza, pela primeira vez, as “Conversas no Mercado”, uma iniciativa que pretende promover os mercados tradicionais, incentivar uma alimentação saudável e sustentável e aumentar a literacia alimentar. A primeira sessão está marcada para 29 de junho, às 11h00 no Mercado Temporário do Bolhão, com o tema “Alimentação nos primeiros 1000 dias de vida: um presente para o futuro”.

O conjunto de conferências, a serem realizadas em vários mercados do país, “pretendem promover o debate de várias temáticas distintas e simultaneamente realçar a importância dos mercados municipais, aproveitar a oferta dos produtores locais e valorizar os alimentos da época”, afirma Helena Real, secretária geral da APN.

Para a primeira edição das “Conversas do Mercado”, vai ser abordada a importância e a relação da alimentação nos primeiros 1000 dias e a sustentabilidade alimentar, onde será lançado um e-book sobre o tema. Focado no período entre a conceção e os dois anos de vida da criança, o e-book aborda a oportunidade única de modelar a saúde futura através da alimentação e da nutrição.

Teresa Carvalho, assessora técnica da APN e responsável pelo desenvolvimento do e-book, reforça que “uma má nutrição desde o início da vida fetal pode ter um impacto negativo e irreversível na saúde da criança no futuro, tanto a nível cognitivo, como no aumento da predisposição para doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e o cancro”.

Com início às 11h00, a iniciativa inclui uma tertúlia sobre o tema, com profissionais com amplo reconhecimento na área, seguida da apresentação do e-book. Aberta a todos os interessados, as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no site da APN.

 

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay