Sessão "Pergunte ao especialista"

Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson organiza convívio com partilha de experiências

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) organiza a 6 de dezembro, no Palácio Baldaya, o convívio de Natal “Pergunte ao Especialista”, uma sessão aberta a doentes de Parkinson, cuidadores e população em geral. Este encontro vai ser marcado pelo lançamento do novo website da APDPk, que pretende ser um espaço de promoção da literacia em saúde e uma fonte segura de informação sobre a doença de Parkinson, onde doentes e cuidadores possam ver esclarecidas as suas dúvidas.

“Atualmente existe uma tendência crescente para procurar informação sobre certas patologias na internet e muitas vezes não são utilizados sites fidedignos. Através da renovação do nosso site queremos ajudar quem procura informação e disponibilizar conteúdos corretos e validados por especialistas. O site está pensado para cuidadores e doentes e permite que se aceda a informação clara, de uma forma rápida e funcional”, explica Ana Botas, presidente da APDPk.

O mote do convívio espelha o lema da associação “Diz não ao isolamento” e conta com vários momentos de partilha de experiências de doentes e cuidadores. O Natal é, para a maior parte da população, um momento de partilha e de convívio mas, para muitos doentes de Parkinson, esta é uma época que leva ao isolamento, devido aos vários efeitos da doença.

“Cada vez mais a partilha de informação sobre a Doença de Parkinson a doentes, familiares e cuidadores assume maior relevância na abordagem desta doença. A doença afeta não apenas o doente, mas também todos os que o rodeiam. Sendo uma doença que se manifesta de formas diferentes e que apresenta sintomas nem sempre facilmente compreendidos pelos familiares, tudo o que possa ser feito para informar a comunidade e esclarecer dúvidas é muito bem-vindo. Convido assim todos os envolvidos nesta Doença a virem colocar as suas dúvidas neste convívio de Natal da APDPk, para desta forma podermos entreajudar-nos nesta causa que nos motiva”, refere o neurologista Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Diretor do CNS – Campus Neurológico e membro do Conselho Científico da APDPk. 

A sessão “Pergunte ao Especialista” conta com a presença de vários especialistas da área da neurologia, psicologia, fisioterapia e terapia da fala. A participação no convívio é gratuita, mas de inscrição obrigatória, pelo contacto 939 053 378.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay