Durante a pandemia

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos exige resposta urgente no cuidado aos mais frágeis

Numa fase de grande desgaste para todo o País, a APCP considera que devem ser reunidos esforços no sentido de descentralizar os cuidados dos hospitais, aliviando os serviços de urgência e garantindo a adequação de cuidados aos mais frágeis e vulneráveis. Por outro, considera inaceitável “quer a mobilização de profissionais especialistas nesta área, já por si tão deficitária em Portugal, quer o encerramento de serviços de cuidados paliativos, numa fase em que a sua resposta é ainda mais prioritária”.

De acordo com a APCP, o “exponencial aumento do número de pessoas doentes com COVID-19 assim como o crescente número de pessoas que falecem (em contexto COVID e noutros), configuram um conjunto de grandes preocupações que fazem reconhecer a iminente rutura do SNS”.

“É preciso reconhecer a impossibilidade de dar resposta hospitalar a todos os doentes, mas também perceber que muitos doentes em situação de doença avançada e em fim de vida podem e devem ser cuidados fora dos hospitais.

Num momento particularmente difícil para o SNS, é urgente que se priorizem equipas que facilitem os processos de tomada de decisão antecipada e se invista nos cuidados de proximidade. Só assim se conseguirão planear e promover cuidados centrados nas necessidades da pessoa doente e sua família, com especial destaque para o alívio sintomático”, explica a Enfermeira Catarina Pazes, Presidente da APCP.

A nível hospitalar, a APCP considera crucial o papel das equipas de cuidados paliativos, “nomeadamente no planeamento e assessoria nas tomadas de decisão, definições estratégicas e questões éticas”.

Além deste, estas equipas assumem também um papel fundamental na articulação com recursos da comunidade e facilitação de altas clínicas de doentes que possam regressar ao domicílio.

Para que a resposta a cada doente seja a mais adequada possível, é urgente, segundo a APCP, definir níveis de cuidados e garantir ao máximo, e dentro do possível, os cuidados no contexto comunitário e nos Lares de idosos. “É urgente um apoio na tomada de decisão antecipada, para que não falhem cuidados de alívio sintomático e apoio adequado a quem não necessita de cuidados que são exclusivos do meio hospitalar”, escreve em comunicado.

“Assumir os Cuidados Paliativos como uma resposta da linha da frente, entende-se como uma mais-valia não só para cada doente e família, como também para o SNS como um todo. Perante a maior Crise dos últimos tempos, assume-se como imperioso assegurar cuidados de saúde sustentáveis. Reconhecer os limites da vida, promover a qualidade de cuidados e garantir   a adequação de respostas do SNS”, conclui a Enfermeira Catarina Pazes.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay